Na terça-feira (9), foi decidido na Câmara dos Deputados mudar o relator do projeto da Regulação das Redes Sociais e criar um grupo de trabalho para debater o assunto. O primeiro relator do texto foi o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). A tendência é que assuma alguém da própria direita.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou após a reunião que o texto anterior foi “polemizado” e perdeu as condições de ser votado. Em suas palavras: “simplesmente não tem acordo. Não é questão de governo e oposição. É posição individual de cada parlamentar. Por mais esforço e consideração que tenhamos pelo relator Orlando, não tivemos tranquilidade e apoio parlamentar para votação no plenário da Câmara”.
Ao que tudo indica, isso é uma jogada casada com o caso de Elon Musk no Twitter confrontando Alexandre de Moraes. A burguesia troca de estratégia para impor a censura. Invés de usar o STF agora usará uma lei.
O PL já está sendo chamado de PL da Globo há tempos, pois seu resultado é aumentar a censura nas redes sociais e assim fortalecer a posição dos monopólios de comunicação.