Em uma conquista histórica para a esquerda norte-americana, o secretário internacional do Partido Comunista Americano (ACP), Christopher Helali, foi eleito High Bailiff no estado de Vermont.
Christopher Helali nasceu em Worcester, Massachusetts. Sua mãe, canadense de ascendência grega, descendia de uma família profundamente envolvida na resistência comunista grega, que enfrentou os ocupantes nazistas e seus colaboradores fascistas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu avô e tios-avôs foram membros do EAM-ELAS e da EPON, movimentos de resistência. Durante a Guerra Civil Grega (1946-1949), seu tio-avô Yiorgos foi executado pelos fascistas por seu envolvimento na causa comunista.
O Partido Comunista Americano (ACP), organização irmã do Partido da Causa Operária (PCO), celebra a vitória de Helali. Sua eleição representa, também, o esgotamento da política do Partido Democrata e o fortalecimento de iniciativas independentes. Finalmente, o Partido Democrata tem muita força na região onde Helali foi eleito e, mesmo assim, uma parcela do eleitorado preferiu o secretário do ACP ao invés de migrar para o Partido Republicano.