A divulgação da votação dos jornalistas escolhidos para eleger o vencedor da Bola de Ouro deste ano revela a farsa do título, que foi para o meia espanhol Rodri, que atua no Manchester City, da Inglaterra, ao invés do atacante brasileiro Vini Jr. do Real Madrid.
Para 17 jornalistas, o brasileiro está nem entre os 3 melhores do ano, e, para outros 3, o atacante não configura nem sequer entre os 10 melhores. A diferença entre Rodri e Vini Jr. foi de 40 pontos.
O que fica evidente é a tentativa de desmoralizar o futebol brasileiro. Dentre os 30 melhores jogadores, segundo a votação, o que prevalece são jogadores europeus. Apenas 6 destes escolhidos não são naturais deste continente. O único brasileiro é Vinicius Jr.
A decisão já havia sido divulgada em outubro em Paris, mas somente no último sábado, dia 9, foi revelado em quais jogadores cada jornalista votou.
O vencedor é escolhido através de uma lista de 30 jogadores elaborada pela revista France Football, que escolhe 100 jornalistas, representantes dos 100 países melhores colocados no ranking da FIFA, que votam nos melhores em suas opiniões, mas que estejam necessariamente na lista.
Dessa maneira, é possível simplesmente desconsiderar os jogadores brasileiros, basta que eles não estejam na lista, abrindo espaço para jogadores europeus medianos que podem acabar vencendo o prêmio.
O fato de que Vinicius Jr. não está nem entre os 3 melhores da temporada, de acordo com julgamento de 17 jornalistas, leva a crer que há a recomendação de que nenhum brasileiro vença.
Afinal, a atenção é dirigida sempre em maior escala para o vencedor, o que, no caso de um vencedor brasileiro, o futebol nacional seria visto com prestígio. Para o imperialismo, não é o suficiente levar nossos craques cada vez mais cedo para atuar nos grandes clubes da Europa e contribuir para o esvaziamento dos campeonatos nacionais.
Nem levar adiante uma intensa campanha contra os jogadores brasileiros, que, quando não são chamados de macacos pelas torcidas, são chamados de estupradores pela imprensa capitalista europeia.
Mesmo quando o jogador tem um grande destaque em um dos clubes mais vitoriosos da Europa e não arrumaram nenhum motivo para persegui-lo judicialmente, também é necessário fazer com que ele não seja premiado como o melhor da temporada pela Bola de Ouro.
O que fica evidente através da divulgação dos votos é que os jogadores brasileiros foram totalmente sabotados. Não há a possibilidade de nenhuma votação feita por supostos especialistas escolher Rodri ao invés de Vinicius Jr como o vencedor da Bola de Ouro.