Irã

Como combater as calúnias contra Khomeini, por Ali Khamenei

DCO publica pela primeira vez na língua portuguesa texto com declarações do líder supremo sobre as distorções do dirigente revolucionário

Por sua importância e por sua influência ao longo das décadas, a Revolução Iraniana sempre foi alvo de muitas calúnias. Afinal de contas, para o imperialismo, a ideia de que uma revolução com a força que atingiu o Irã atingisse outros países importantes do Oriente Próximo é algo insuportável. Não é à toa, inclusive, que, tão logo ocorreu a revolução, o imperialismo utilizou o Iraque para tentar impedir, pela guerra, que a revolução se alastrasse.

Se há uma campanha difamatória contra o Irã, não poderia ser diferente também com o líder da revolução, o Imam Khomeini, cuja morte completa 35 anos hoje, dia 3 de junho de 2024. Visando combater as calúnias contra Khomeini, o atual líder supremo da República Islâmica do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei já fez uma série de declarações em defesa do dirigente revolucionário.

Em homenagem aos 35 anos da partida do Imam Khomeini, reproduzimos abaixo um artigo publicado pela Agência de Notícias Mehr, que reúne uma série de considerações do Aiatolá Ali Khamenei sobre o Imam Khomeini. A tradução do farsi para o português é inédita e foi realizada pela equipe deste Diário.

Como combater as distorções sobre o Imam Khomeini?

A expressão “distorção do Imam” foi usada pela primeira vez pelo Líder Supremo, Aiatolá Khamenei. Ao analisar suas declarações, entendemos que a distorção do Imam refere-se à distorção da linha de pensamento e da personalidade do Imam. Quando os pilares intelectuais de uma grande personalidade como o Imam Khomeini (que descanse em paz) permanecem desconhecidos ou são mal interpretados, certamente ocorre uma distorção.

Por outro lado, a distorção tem sido uma das ferramentas dos inimigos do Islã ao longo da história para enfraquecer as bases de crença das pessoas de uma sociedade. Se os diversos aspectos de um pensamento não forem esclarecidos, examinados, repetidos e revisitados constantemente e comunicados à sociedade, existe um sério risco de distorção desse pensamento.

Proteção da Revolução

O Líder Supremo da Revolução Islâmica várias vezes fez os alertas necessários para enfrentar a distorção dos pensamentos do Imam (que descanse em paz). Ele declarou em seu discurso na cerimônia do aniversário de falecimento do Imam Khomeini (que descanse em paz) em 4 de junho de 2010: “O principal desafio de todas as grandes transformações sociais – incluindo as revoluções – é a proteção das direções principais desta revolução ou desta transformação. Este é o desafio mais importante de qualquer grande transformação social que tem objetivos e se move rumo a esses objetivos e convida as pessoas a segui-los. Esta direção deve ser preservada. Se a direção rumo aos objetivos em uma revolução, em um movimento social, não for protegida e preservada, essa revolução se transformará em seu oposto; agirá na direção contrária aos seus objetivos.
A mudança de direção e o desvio do caminho principal – que é a identidade principal de qualquer revolução e, de fato, o caráter das revoluções são essas direções principais – altera completamente o caminho e esta revolução não alcança seus objetivos. A importância dessa questão é que a mudança de direção é gradual, imperceptível. Outro ponto é que aqueles que buscam mudar a identidade da revolução geralmente não aparecem com bandeiras oficiais e sinais; às vezes, até mesmo em nome do apoio ao movimento revolucionário, fazem uma ação, uma declaração, algo que cria uma divergência; a revolução se afasta completamente de sua direção”.

Distorção da Personalidade

Além disso, o Líder Supremo, na cerimônia do aniversário de falecimento do Imam (que descanse em paz) em 2015, também se referiu à questão da distorção e disse: “As personalidades também podem ser distorcidas? Normalmente usamos o termo e a expressão distorção para distorção de textos; mas as personalidades também podem ser distorcidas? Sim. A distorção de personalidades ocorre quando os principais pilares da personalidade desse grande ser humano permanecem desconhecidos, são mal interpretados ou são interpretados de forma distorcida e superficial; tudo isso se refere à distorção da personalidade. Uma personalidade que é um modelo, um Imam e líder, cujo comportamento e palavras servem de orientação para as gerações posteriores, se for distorcida, causará um grande dano”.

Perigo de Distorção do Imam

O Líder Supremo enfatizou: “Todos devem saber que o apetite insaciável do imperialismo global não tirou os olhos do seu país; um grande país, um país rico, situado em um cruzamento global sensível, é muito importante para os poderosos e enganadores do mundo. Eles não desistiram de sua cobiça, não tiraram os olhos; só recuarão quando vocês, povo do Irã, atingirem tal poder. É aqui que o perigo de distorção do Imam (que descanse em paz) se torna importante; se a personalidade do Imam (que descanse em paz) for distorcida, mal apresentada, apresentada de forma errada, todos esses grandes perigos recairão sobre o povo do Irã; é aqui que o perigo de distorção do Imam (que descanse em paz) deve ser considerado um alerta para os responsáveis do país, os pensadores da revolução, os antigos alunos do Imam (que descanse em paz), aqueles que têm interesse nesse caminho e para todos os jovens, intelectuais, universitários e seminaristas. O Imam (que descanse em paz) não deve ser considerado apenas como uma personalidade histórica respeitável; alguns querem isso: dizer que o Imam (que descanse em paz) é uma personalidade respeitável na história deste país que um dia esteve presente, foi ativo, foi útil, depois saiu de cena e seu tempo acabou; respeitamos ele, mencionamos seu nome com reverência, apenas isso; alguns querem conhecer e apresentar o Imam assim; isso está errado”.

Não Apresentem o Imam Segundo Seus Próprios Gostos!

Outro problema que existe é que algumas pessoas apresentam o Imam Khomeini (que descanse em paz) de acordo com suas próprias perspectivas, às quais o Líder Supremo da Revolução Islâmica responde: “Se quisermos encontrar a personalidade do Imam (que descanse em paz) em seu verdadeiro sentido, existe um caminho; se seguirmos esse caminho – que mencionarei – o problema será resolvido, caso contrário, hoje algumas pessoas vêm e apresentam o Imam (que descanse em paz) de acordo com seus próprios gostos e preferências, amanhã outras podem vir e, de acordo com outras preferências e eventos que acontecem no mundo, achar conveniente apresentar o Imam (que descanse em paz) de outra forma; isso não pode acontecer. A popularidade do Imam (que descanse em paz) entre as pessoas é algo duradouro; o inimigo não conseguiu destruir isso; por essa razão, a questão da distorção da personalidade do Imam, que é influente nos corações de muitas pessoas – no país e fora dele – é considerada um grande perigo”.

Os Princípios do Imam Não Podem Ser Negados

À luz das declarações do Líder Supremo, pode-se concluir que revisitar e repetir o pensamento do Imam é o meio mais importante para prevenir a distorção do Imam. Em outras palavras, conhecer a estrutura principal do pensamento e das ideias do Imam e extrair a rota da Revolução Islâmica a partir do pensamento do Imam permite uma máxima utilização desse sistema de pensamento e impede a distorção.

O intérprete do Imam não é a casa do Imam nem os alunos e lutadores da revolução. O intérprete do Imam é o Líder Supremo da época, e suas declarações também são baseadas nas declarações do Imam. Os princípios e fundamentos do pensamento do Imam devem ser procurados em seus livros e declarações. Os princípios do Imam não podem ser negados, e o Imam repetiu esses princípios em várias declarações ao longo dos anos, tanto antes da formação do governo islâmico quanto durante sua formação.

Medidas para Combater a Distorção

Em outro discurso no aniversário de falecimento do Imam (que descanse em paz), o Líder Supremo mencionou as medidas para combater a distorção do Imam e disse: “O caminho que pode impedir essa distorção é a releitura dos princípios do Imam (que descanse em paz). O Imam (que descanse em paz) tem princípios, tem fundamentos; esses fundamentos foram expressos ao longo de dez anos de governo islâmico e nos quinze anos anteriores durante o movimento, em várias declarações; os princípios do Imam (que descanse em paz) podem ser encontrados nessas declarações; colocando esses princípios juntos, forma-se uma estrutura do grande Imam (que descanse em paz); essa é a personalidade do Imam (que descanse em paz). Não digo que devemos nos concentrar em cada detalhe; a vida do Imam (que descanse em paz) como a de qualquer outro ser humano teve altos e baixos; eventos aconteceram e cada evento teve suas próprias circunstâncias; estamos falando dos princípios fundamentais, aquelas coisas que são inegáveis, que são claras nas declarações do Imam (que descanse em paz). Esses princípios não devem ser escolhidos de forma seletiva”.

Escola do Imam

O Líder Supremo da Revolução Islâmica, continuando suas declarações, afirmou: “Hoje não posso expor todos os princípios que podem ser extraídos das declarações do Imam (que descanse em paz), mencionarei cinco ou seis pontos, não quero que seja seletivo, por isso digo que as pessoas devem olhar e encontrar os pontos, mas o que digo está entre as certezas da lógica do Imam (que descanse em paz), da escola do Imam (que descanse em paz) e do caminho do Imam (que descanse em paz):

1. Afirmação do Islã puro e rejeição do Islã americano

O primeiro ponto na escola do Imam (que descanse em paz) é a afirmação do Islã puro de Muhammad e a rejeição do Islã americano. O Imam (que descanse em paz) colocou o Islã puro em oposição ao Islã americano. Para o grande Imam (que descanse em paz), o Islã puro é aquele baseado no Alcorão e na Suná, interpretado com pensamento claro, com conhecimento do tempo e lugar, utilizando métodos científicos sólidos desenvolvidos e aperfeiçoados nas escolas teológicas. O seguidor do Imam (que descanse em paz), aquele que o segue, deve demarcar claramente sua posição; tanto em relação ao Islã retrógrado quanto ao Islã secular; deve reconhecer e seguir o Islã puro.

2. Confiança em Deus e desconfiança no inimigo

Um dos princípios do Imam (que descanse em paz) é a confiança na ajuda divina, acreditar na veracidade das promessas de Deus e, em contraposição, a desconfiança nos poderes arrogantes e opressores do mundo. A crença na promessa divina, na veracidade da promessa divina de que ‘se vocês ajudarem a causa de Deus, Ele os ajudará’, é um dos pilares do pensamento do nosso grande Imam (que descanse em paz). Em contraposição, não se deve confiar de forma alguma nas falsas promessas dos inimigos, dos arrogantes, das potências mundiais.

3. Crença na vontade e força do povo

O terceiro ponto; a crença na vontade do povo e na força do povo e a oposição à centralização estatal; isso está entre as principais linhas de ação do Imam (que descanse em paz). Naquela época, devido a uma interpretação errada, tentava-se atribuir todas as tarefas econômicas do país ao governo; o Imam (que descanse em paz) alertava repetidamente para confiar essas questões ao povo; ele confiava no povo em questões econômicas, confiava no povo em questões militares.

4. Apoio sério aos desamparados

O quarto ponto no âmbito das questões internas do país; o Imam (que descanse em paz) era um defensor sério dos desamparados e oprimidos; o Imam (que descanse em paz) rejeitava fortemente a desigualdade econômica; ele rejeitava amargamente a ostentação; no verdadeiro sentido da palavra, o Imam (que descanse em paz) era um defensor da justiça social; apoiar os oprimidos talvez seja um dos tópicos mais recorrentes nas declarações do nosso grande Imam (que descanse em paz). Por outro lado, ele alertava os responsáveis do país sobre o hábito de viver em palácios e advertia a todos contra isso.

5. Intransigência com os arrogantes

O Imam (que descanse em paz) estava claramente no campo oposto aos tiranos e arrogantes internacionais, sem fazer concessões. Por isso, o Imam (que descanse em paz) se colocava claramente e sem reservas ao lado dos oprimidos na luta contra os tiranos, arrogantes e opressores mundiais; ele expressava isso de forma clara e sem temor. O Imam (que descanse em paz) não tinha qualquer reconciliação com os arrogantes. A expressão ‘Grande Satã’ para os Estados Unidos foi uma criação notável do Imam (que descanse em paz). Até o último dia, o Imam (que descanse em paz) manteve esse sentimento em relação aos Estados Unidos.

6. Independência do país e rejeição da submissão

Outro ponto central e linha principal do pensamento do Imam (que descanse em paz) é a questão da independência do país, a rejeição da submissão. Independência significa liberdade na escala de uma nação. O fato de alguns buscarem liberdades individuais em palavras ou slogans, mas falarem contra a independência do país, é uma contradição.

7. Unidade Nacional

Outro ponto central do pensamento do Imam (que descanse em paz), do caminho do Imam (que descanse em paz) e da linha do Imam (que descanse em paz) é a questão da unidade nacional e a atenção às conspirações de divisão; tanto divisões baseadas em religião, como entre xiitas e sunitas, quanto divisões baseadas em etnias, como persas, árabes, turcos, curdos, loris, balúchis e outros. A fomentação de divisões era uma política clara do inimigo e nosso grande Imam (que descanse em paz) desde o início enfatizou de maneira incomum a unidade nacional e a união de todos os membros da nação, que é uma das linhas principais. Hoje, devemos seguir essa linha também.

Em qualquer caso, deve-se reconhecer que conhecer os princípios do pensamento do Imam e repeti-los e promovê-los é a única maneira de evitar que a linha do Imam seja distorcida por mal-intencionados. Além disso, uma visão abrangente do pensamento do Imam, em vez de uma visão unilateral, impede a distorção.

Conhecer a estrutura principal do pensamento e das ideias do Imam e extrair um roteiro da Revolução Islâmica a partir dessas ideias maximiza o aproveitamento dessa escola de pensamento e bloqueia o caminho para a distorção. Devemos, conhecendo esses princípios, impedir a sua distorção. Caso contrário, a interpretação do Imam se tornará subjetiva. Interpretação subjetiva do Imam é proibida; se cada pessoa interpretar o Imam à sua maneira, abrirá caminho para a distorção˜.

Identificação da Linha do Imam

Hojatoleslam Hamid Rouhani, chefe da Fundação de Pesquisa Histórica e Enciclopédia da Revolução Islâmica, sobre o pensamento político do Imam Khomeini (que descanse em paz), disse: “O caminho do Imam Khomeini (que descanse em paz) é o caminho do Alcorão e da escola xiita. Quando um pensamento está no caminho do povo e em prol de seus interesses, e por Deus e pelo conforto e felicidade dos grupos desfavorecidos e oprimidos, ele nunca desaparecerá e crescerá cada vez mais”.

O chefe da Fundação de Pesquisa Histórica e Enciclopédia da Revolução Islâmica destacou: “Quando o Imam começou o movimento, certamente não estava em consonância com as fórmulas globais. O que o Imam dizia e propunha contrastava com o que a arrogância global tinha estabelecido como uma crença comum no mundo, e as pessoas ao redor do mundo perceberam que havia pontos novos e inéditos nas palavras, na mensagem e no movimento do Imam que eram atraentes e cativantes”. Rouhani enfatizou: “Para evitar a distorção do pensamento do Imam, primeiro devemos conhecer corretamente a linha do Imam. Se conhecermos a linha do Imam corretamente, essas conspirações não terão sucesso, mas se não conhecermos a linha do Imam corretamente e não conseguirmos apresentá-la, haverá um perigo sério. Embora essas conspirações sejam um tumulto que logo passará, é importante que possamos conhecer corretamente a linha do Imam e apresentá-la ao povo”.

Cuidar do Caminho do Imam

Hojatoleslam Hossein Jalali, membro da Comissão de Cultura do Parlamento Islâmico, em entrevista ao repórter da Mehr, enfatizou que os pensamentos do Imam Khomeini (que descanse em paz) não devem ser distorcidos: “o caminho e os pensamentos do grande Imam (que descanse em paz) não devem ser sujeitos à distorção”.

Ele enfatizou: “De acordo com as palavras do Líder Supremo, a revisão dos princípios e fundamentos do pensamento do Imam (que descanse em paz) impede a distorção dele. Todos nós devemos estar atentos para que a personalidade e o caminho do Imam Khomeini (que descanse em paz) não sejam distorcidos sob nenhuma circunstância”.

Estratégia de Jiade de Explicação

A “Jiade de Explicação” é um tema que tem sido frequentemente destacado e mencionado nas declarações do Líder Supremo nos últimos meses, e o Líder da Revolução Islâmica descreveu seus vários aspectos e afirmou que a “Jihad de Explicação” é uma obrigação. Em uma situação em que os inimigos buscam distorcer os pensamentos do Imam Khomeini (que descanse em paz) e os valores puros da Revolução Islâmica, todos nós devemos entrar em cena como guerreiros e, em nossa medida e de forma correta, promover os pensamentos e ideias do falecido Imam e os valores da Revolução Islâmica, bloqueando o caminho para a distorção.

Além disso, de acordo com as palavras do Líder Supremo, deve-se prestar atenção a este ponto: ˜o povo iraniano deve conhecer corretamente o caminho do grande Imam, conhecer corretamente seus princípios, não permitir que a personalidade do Imam seja distorcida, pois distorcer a personalidade do Imam é distorcer seu caminho e desviar o curso reto da nação iraniana˜.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.