Nessa quinta-feira (22), militantes de vários estados do País estão se reunindo em frente ao local onde acontece a reunião do G20, no Rio de Janeiro, para protestar contra o genocídio em curso na Palestina. Na noite de quarta-feira (21), saíram caravanas de São Paulo e de estados do Sul, levando os manifestantes para a capital carioca.
A concentração para o ato já começou. Militantes do Partido da Causa Operária (PCO) já armaram a tradicional banca da loja do partido, disponibilizando bótons, camisetas e materiais impressos como livros e revistas sobre a resistência palestina.
“Viemos aqui para o Rio de Janeiro para protestar em frente aos chanceleres, eles que são a favor da matança das crianças na Palestina. Nós não podemos permitir isso, quem está vivo, tem que lutar”, disse Neide Orlandi, militante do PCO em Embu das Artes, São Paulo. Orlandi considera que o ato de hoje será muito importante: “vai chamar atenção”, afirmou.
Wilfer Ferreira, professor de História, também veio de São Paulo participar da manifestação. “A questão palestina é muito antiga dentro da esquerda, me sinto com dor de ver o genocídio em Gaza, temos que ir para a rua”, disse ao DCO.
A Bateria Zumbi dos Palmares também marca presença na manifestação e já organiza sua intervenção. Ao mesmo tempo, militantes balançam as bandeiras da resistência armada, como do Hesbolá.