Segundo o site israelense Walla, o chefe do Estado-Maior do exército de ocupação israelense, Herzi Halevi, decidiu encerrar o mandato de Haim Cohen, comandante da Brigada do Norte na Divisão de Gaza, antes do término de seu período.
A decisão foi tomada à luz de uma investigação do Estado-Maior Geral sobre a guerra em andamento desde 7 de outubro. O canal israelense Kan havia relatado anteriormente que figuras políticas dentro da entidade de ocupação estão ansiosas para ver Halevi fora de sua posição em um futuro próximo.
O canal também informou que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netaniahu e o ministro da Segurança, Israel Katz, “estão pressionando para que Halevi renuncie em breve, após o fim da guerra no Líbano e a divulgação das investigações sobre os eventos de 7 de outubro”.
No mesmo contexto, o site do Canal 14 de “Israel” informou que Halevi “sugeriu sua intenção de renunciar ao cargo após a conclusão das investigações sobre os eventos de 7 de outubro, em uma carta dirigida aos líderes dentro do exército”.
Vale lembrar que Avi Rosenfeld, comandante da Divisão de Gaza no exército israelense, renunciou ao cargo em junho passado, após admitir falhas no enfrentamento à resistência na Faixa de Gaza.