No domingo (14), o chefe da CIA, William Burns, solicitou ao chefe da inteligência turca para que faça a mediação entre o Irã e “Israel” após os ataques do Irã atingirem com enorme sucesso o Estado de “Israel”.
A imprensa turca TRT, citando fontes de segurança, informou que Burns e o chefe da inteligência turca, Ibrahim Kalin, tiveram uma ligação telefônica sobre o assunto. Os dois também “discutiram maneiras de negociar um cessar-fogo na Faixa de Gaza”.
O jornal acrescentou que Kalin se encontrou com representantes do movimento Hamas após a ligação com Burns.
O Irã lançou centenas de drones e mísseis em alvos militares dentro de Israel no final de 13 de abril, em um ataque que se estendeu por horas até a manhã seguinte, em resposta à destruição do consulado iraniano em Damasco, capital da Síria, no início deste mês.
Os principais alvos eram duas bases diretamente relacionadas ao ataque ao consulado, uma das quais foi o local de onde os aviões israelenses decolaram para realizar o ataque na capital síria.
A posição da vai de encontro com a política geral dos EUA de tentar evitar uma retaliação de “Israel” ao Irã, que tende a se tornar uma guerra total entre ambos os países.