Na última terça-feira (7), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que adiará todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande do Sul em todas as competições nacionais até o dia 27 de maio. A decisão foi tomada em decorrência da devastação que as enchentes estão causando no estado, as quais já deixaram cerca de 107 mortos.
Na segunda-feira (6), os três times gaúchos da série A (Grêmio, Internacional e Juventude) haviam feito um pedido à entidade para que adiasse suas partidas por 20 dais. Na semana anterior, a CBF já havia adiado os jogos dos três times por conta das chuvas no Rio Grande do Sul.
Sobre a catástrofe no sul, a CBF afirmou:
“A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima”, diz a confederação em nota.
Entretanto, dirigentes e jogadores estão pressionando a entidade para que paralise o Brasileirão como um todo até que a situação no Rio Grande do Sul seja resolvida.