Conforme anunciado na última quarta-feira (15), o Brasileirão será paralisado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. 15 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro assinaram nota pedindo a paralisação do torneio, conforme anunciado em nota pela entidade gestora do campeonato. A decisão ocorreu após consulta aos clubes participantes, com base em preocupações técnicas e legais relacionadas a competições internacionais, transferência de atletas e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
Os clubes que endossaram a paralisação foram: Atlético Clube Goianiense, Atlético Mineiro SAF, Club Athletico Paranaense, Criciúma Esporte Clube, Cruzeiro Esporte Clube SAF, Cuiabá Esporte Clube SAF, Esporte Clube Bahia SAF, Esporte Clube Juventude, Esporte Clube Vitória, Fluminense Football Club, Fortaleza Esporte Clube, Grêmio Football Porto Alegrense, SAF Botafogo, Sport Club Internacional e Vasco da Gama SAF.
É importante ressaltar que a paralisação do Brasileirão não afetará a Copa do Brasil, exceto as partidas que envolvem clubes gaúchos. Os jogos da terceira fase do torneio estão programados para acontecer entre 21 e 23 de maio.
Agora, as atenções se voltam para o Conselho Técnico Extraordinário marcado para 27 de maio, no qual os clubes discutirão os rumos das competições nacionais. Nas redes sociais, as opiniões estão divididas. Enquanto uns concordam com a decisão, outros defendem a tese de que o campeonato deveria continuar, havendo apenas a exclusão das equipes afetadas no Sul do país e resultando na impossibilidade das mesmas serem rebaixadas nessa temporada.