No artigo Paquetá deve ser punido se for culpado. Mas é preciso aguardar investigação, o ex-jogador e atual comentarista da imprensa burguesa Walter Casagrande Jr. defende que o jogador Lucas Paquetá seja “punido” caso seja declarado culpado pela Justiça do Reino Unido. O artigo se refere ao julgamento em curso que acusa o meio-campista de sofrer cartões amarelos propositalmente, com o objetivo de se beneficiar em um esquema de jogos de apostas.
Poderia parecer óbvio o que diz Casagrande: se foi culpado – isto é, se for julgado culpado -, que seja punido. Mas seria o mesmo que dizer: se Julian Assange for condenado à extradição, que seja extraditado. Se Lula for condenado por Sergio Moro, que seja preso. Isto é, se uma instituição completamente controlada pelo imperialismo condenar alguém, o correto seria baixar a cabeça e dizer “sim, senhor”. É, literalmente, este o caso. Quem julgará Paquetá é a Justiça britânica, a mesma que vem mantendo Assange sob tortura na cadeia.
Mas Casagrande não se dá por satisfeito. Não bastasse o seu posicionamento supostamente “neutro”, dizendo aguardar a condenação antes de pedir uma punição, o ex-jogador acaba, na verdade, já pré-julgando Paquetá. Diz ele:
“Não consigo entender por que um jogador que está no campeonato mais importante do futebol mundial, ganhando uma fortuna por mês, sendo peça importante da única seleção pentacampeã do mundo e cogitado pelo time do momento, se coloca numa situação de dúvida ética. De todos os brasileiros que estão na Premier League, o único nome sendo acusado e investigado é o dele. Lucas Paquetá parece ter entrado numa lista de jogadores que não passam confiança, independentemente de ser comprovado ou não o seu envolvimento. Na Inglaterra, não há falácias de falastrões, e as investigações vão acelerar até se chegar à verdade.”
É justamente esse o ponto. De tanto tempo defendendo os interesses do grande capital nos jornais da imprensa burguesa, defendendo posições grotescas como a de que a Seleção Brasileira deveria ser comandada por um técnico estrangeiro, Casagrande é incapaz de enxergar o óbvio. Paquetá está sendo investigado não pelo país onde reside, mas sim pelo Estado britânico. Um Estado que representa, por sua vez, os interesses da burguesia britânica. Burguesia essa, por fim, que tem como maior interesse a destruição do futebol brasileiro.
A Inglaterra é considerada o país onde surgiu o futebol. No entanto, o país tem apenas um título mundial, conquistado em 1966. O fato de a Seleção Brasileira ser a maior campeã de todos os tempos desmoraliza o futebol inglês. Neste sentido, não deveria causar estranheza que Paquetá esteja sendo julgado. Pelo contrário: o fato de um brasileiro estar sendo julgado pela Justiça britânica é um forte indício de que se trata de uma perseguição. Assim como, ao que se tem notícia, os únicos jogadores de futebol de renome que estão sendo acusados de estupro são brasileiros.
De tanto paparicar aqueles que assinam a sua folha de pagamento, Casagrande é incapaz de enxergar que existe uma verdadeira campanha orquestrada pelo imperialismo contra o melhor futebol do mundo.