Nas eleições de 2024 para a prefeitura de Ponto Belo-ES, foram eleitas mais mulheres do que homens. A nova composição da Câmara de Ponto Belo conta com as seguintes vereadoras e vereadores: Cláudia Rocha Jardim Coelho (PSDB), Ilza Mendes Rocha (PP), Ivan Mateus Pereira (PSB), Laércio de Souza Cajaíba (PSB), Lourisvaldo Meira de Souza (PP), Márcio Garcia Tigre (MDB), Nágila Rabelo Santana (MDB), Rozineia Guese (PDT) e Victória Hanny Alves da Costa (PDT). Ou seja, a câmara é totalmente dominada pela direita, mas a notícia é divulgada como vitória das mulheres.
As direitistas são campeãs da demagogia. Cláudia Rocha (PSDB), afirma que começou na política com o apoio do pai e do marido, segue em seu mandato com foco na responsabilidade legislativa, contribuindo para a criação de projetos que melhorem a qualidade de vida da população de Ponto Belo.
Já Nágila Rabelo (MDB), diz que atendeu a um pedido do pai, ex-prefeito da cidade, para continuar o legado familiar, e pretende concentrar seu mandato na área da saúde, em defesa da população mais desassistida. Outra eleita, Vitória Nina (PDT), afirma que sua eleição como é um incentivo para que outras jovens mulheres sigam seu caminho na política.
O município continuará sendo esmagado pela total falta de orçamento enquanto as direitistas faram a demagogia que defendem a mulher. Nessas eleições em que a direita teve a vitória absoluta, a campanha identitária também foi a maior da história.