O ano de 2024 vem sendo marcado por casos recordes de dengue no Brasil, os números já passou de 4 milhões de casos registrados casos prováveis de dengue, superando, assim, mais que o dobro do total registrado em 2015, ano do recorde da doença, que contou com 1.688.688 casos. Como mostra o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde no dia no total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro meses.
As mortes por dengue somam mais de 1.937 e mais 2.345 estão sob investigação. A incidência da doença no país é 2.032,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A faixa etária mais afetada é de jovens 20 a 29 anos, já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano.
Diversos estados já decretaram situação de emergência por conta da epidemia de dengue que tomou o País nos últimos meses. São Paulo é o estado com o maior número de mortes. Os estados mais afetados de Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, entre outros.
No entanto, o que é necessário são medidas anteriores à epidemia, pois a doença se prolifera devido à ausência de uma política de saúde pública. É preciso organizar os municípios antes das chuvas dos meses quentes para evitar a proliferação desenfreada do mosquito e consequentemente da doença.
As medidas de emergência devem ser de prevenção, pois expõe muitas pessoas ao risco de morte.