Na quarta-feira (10), o Ministério da Saúde, por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgou que o Brasil já registrou, desde o começo de 2024, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número representa quase o dobro dos casos detectados em 2023, que registrou 1,6 milhão de casos.
Além disso, a pasta dá conta de que, desde 1º de janeiro, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o território nacional. Outros 1.857 óbitos continuam sendo investigados.
O Ministério da Saúde também divide o País em três grupos: os estados que apresentam tendência de queda consolidado no número de casos de dengue; aqueles que apresentam tendência de estabilidade; e os que ainda possuem tendência de aumento no número de casos.
Do primeiro grupo, fazem parte os estados Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. Do segundo, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Já do terceiro, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.