O resultado das eleições municipais de 2024 são um belo aviso pra esquerda: o grande vencedor da eleição, como já estava claro, foi a direita, e principalmente a extrema direita, o bolsonarismo.
O Partido Liberal (PL), a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o partido que teve o maior número de vereadores mais bem votados nas capitais. Em 10 capitais, o PL foi o puxador de votos para os vereadores. Isso aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Maceió, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Goiânia. Depois do PL, o PSD e o PP aparecem como os mais bem votados. O bolsonarismo conseguiu esse feito em 10 capitais, enquanto o PT conseguiu em apenas uma.
A mesma tendência se viu no crescimento de votos entre os prefeitos. O PSD, fundado em 2011, elegeu, em 2012, 488 prefeitos. Em 2016, esse número passou para 536. Em 2020, para 657. Agora, a incrível marca de 882, tornando-se, com folga, o partido com o maior número de prefeituras. Visivelmente, é um partido que está servindo para represar a desbarrancada total do centro político, que, devido à impopularidade da política neoliberal, levou o PSDB à falência.
Ainda assim, o PL teve um aumento de 168 prefeitos, o que, em proporção, foi um aumento maior do que o registrado pelo PSD. O partido que mais representa a extrema direita brasileira hoje já alcançou o quinto lugar no número de prefeituras administradas, ficando atrás apenas de PSD, MDB, PP e União Brasil. Convém destacar, também, que partidos como PP e União Brasil estão repletos de bolsonaristas.
O PT até aumentou a quantidade de prefeituras sob sua administração. Teve um aumento discreto. No entanto, é preciso destacar que, ao contrário do PL, o PT não aumentou sua influência sobre cidades mais importantes para a política nacional. PCdoB, por seu turno, caiu de 46 para 19 prefeituras. E o PSOL caiu de cinco para zero prefeitos eleitos.