O porto de Barcelona, um dos mais importantes no Mediterrâneo, está enfrentando atrasos de 10 a 15 dias devido ao desvio dos navios no Mar Vermelho. O chefe do porto, Lluis Salvadó, afirmou que os atrasos afetam navios que transportam todos os tipos de produtos, incluindo gás natural liquefeito. E o porto de Barcelona é um dos maiores terminais de GNL na Espanha.
Os atrasados acontecem, pois o imperialismo ao entrar em guerra com o Iêmen impôs um bloqueio no acesso ao Canal de Suez. Assim os navios precisam dar a volta em toda a África para chegar a Europa. O Iêmen inicialmente atacava apenas navios israelenses ou que se dirigiam a “Israel”. Agora ele ataca também navios ingleses e norte-americanos pois estes países bombardearam o Iêmen.
No entanto, o bloqueio geral nunca foi imposto. Ele acontece com navios espanhóis, por exemplo, pois o imperialismo ao atacar o Iêmen criou uma zona de guerra. Os navios, para evitar o risco, não passam mais por esta rota. O governo do Iêmen segue declaram que seus alvos são apenas “Israel”, EUA e Inglaterra.




