A guerra no Mar Vermelho entre o Iêmen e o imperialismo está gerando uma alteração de rota em dezenas de navios todos os dias. O relatório da Oil Brokerage indica que o número de embarcações que mudaram a rota em direção ao Cabo da Boa Esperança (circulando a África) aumentou para 100, em comparação com as 69 da semana passada. Isso representa um aumento de 45% desde 24 de janeiro. As embarcações estão coletivamente transportando quase 56 milhões de barris de petróleo bruto e outros produtos petrolíferos.
Consequentemente, os envios de produtos petrolíferos limpos, como diesel, que atravessam o Estreito de Babalmandebe (entrada do Mar Vermelho), caíram para 625.000 barris por dia, uma diminuição significativa em relação aos dois milhões de barris por dia. Em 21 de janeiro, o tráfego de navios no Estreito diminuiu 59,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional e da Universidade de Oxford, em colaboração com o PortWatch. Ao mesmo tempo, no Canal de Suez, o tráfego de navios diminuiu 44%, mas aumentou 55,5% no Cabo da Boa Esperança.
O Iêmen começou a tomar ações contra os navios ligados a “Israel” em novembro de 2023. Os EUA por sua vez, atacaram o país árabe no final de dezembro de 2023 e começou uma campannha de bombardeios em 2024. A escalada da guerra deixou o mar mais inseguro. O Iêmen segue reafirmando que seus alvos serão apenas navios israelenses, e agora ingleses e norte-americanos. O imperialismo criou uma insegurança que, na verdade, aumenta o bloqueio e, portanto, é um ganho político para a resistência.