Na quarta-feira (18), a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) votou uma resolução que exige que “Israel” encerre sua ocupação ilegal dos territórios palestinos dentro de um ano. A medida não vinculativa foi aprovada por 124 votos a favor e 12, com 43 países se abstendo.
A AGNU exigiu que “Israel ponha fim sem demora à sua presença ilegal no Território Palestino Ocupado, o que constitui um ato ilícito de caráter contínuo que acarreta sua responsabilidade internacional, e faça isso em no máximo 12 meses“. Também pediu que Israel faça reparações aos palestinos pelos danos causados pela ocupação.
A resolução apoiou um parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça (TIJ) – o principal tribunal da ONU – que considerou que a presença de “Israel” nos territórios palestinos é ilegal e deve terminar.
O mais importante país a votar a favor da ocupação sionista foram os EUA. Os demais países imperialistas decidiram se abster. Na América Latina, apenas Paraguai e Argentina votaram em defesa do sionismo. O Brasil votou em defesa da Palestina.