No domingo (26), a Arábia Saudita nomeou seu embaixador na Síria pela primeira vez desde que o reino fechou sua embaixada em Damasco em 2012. O novo embaixador saudita na Síria será Faisal al-Mujfel.
O relatório publicado afirmou que o novo embaixador irá “servir aos interesses do reino e fortalecer os laços bilaterais entre as duas nações irmãs.”
A Arábia Saudita reabriu sua embaixada na Síria no início deste ano após o governo sírio reabrir sua embaixada em Riade no ano passado e nomear um novo embaixador em dezembro.
Isso acontece em meio ao reestabelecimento de laços entre Irã e Arabia Saudita. A Síria, além disso, pode finalmente voltar a participar das reuniões da Liga Árabe.
Em maio de 2022, a Liga Árabe, composta por 22 membros, concordou em reintegrar a Síria, encerrando uma suspensão de 12 anos.
No início de janeiro, os Emirados Árabes Unidos enviaram seu primeiro embaixador à Síria após 13 anos, após a retomada das relações diplomáticas entre os dois países.
O presidente sírio Bashar al-Assad recebeu Hassan Ahmed al-Shehhi no início de fevereiro, depois que o embaixador dos EAU.