Arthur Moreira Lima, um dos grandes nomes do piano brasileiro, faleceu nessa quarta-feira (30) aos 84 anos, após lutar contra um câncer de intestino. O músico estava internado no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis, cidade onde viveu nas últimas três décadas. Com uma carreira internacional impressionante, Moreira Lima foi reconhecido por suas interpretações de compositores clássicos como Chopin, Brahms e Mozart, mas também pelo seu empenho em valorizar a música popular brasileira.
Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Arthur Moreira Lima começou a tocar piano ainda criança e, aos nove anos, já fazia recitais profissionais. Em 1965, enquanto estudava no renomado Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia. Além de seu virtuosismo, ele se dedicou a tornar a música clássica mais popular, percorrendo o Brasil com o projeto Um Piano pela Estrada, que levava concertos a comunidades pobres em um caminhão-teatro.
Ao longo de sua carreira, Moreira Lima interpretou tanto compositores internacionais quanto brasileiros, contribuindo para o reconhecimento de obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali. Em setembro, foi homenageado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o título de Doutor Honoris Causa.