Analisando a imprensa golpista, principalmente o grupo Globo, é visível a busca por um sucessor para o ex-presidente Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais. Nesse momento, o Partido da Imprensa Golpista (PIG) parece estar apaixonado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Colunistas e articulistas dos grandes jornalões da burguesia tentam colocar Tarcísio como “moderado” ou, como foi dito por uma articulista do Globo, “um bolsonarista equilibrista entre radicais e as instituições”. Em uma matéria publicada no domingo, com mais de três páginas, Bela Megale se derrete ao dizer que o governador de São Paulo seria “o nome mais relevante da direita brasileira com mandato para voo em 2026”.
Em uma coluna de opinião intitulada Com quem será?, o porta-voz da família Marinho, Merval Pereira, também faz acenos à candidatura de Tarcísio de Freitas, como uma pessoa que tem possibilidades e “eleitorado” para substituir Bolsonaro em 2026. Segundo o articulista, uma coisa que estaria impedindo a decisão do ex-presidente para a escolha de Freitas, suas últimas aproximações com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O que interessa aqui é que a imprensa burguesa já está em busca de seu candidato e, diante de todos os crimes de lesa-pátria, como os ataques aos direitos dos trabalhadores, a situação de ruínas do estado mais populoso do País, todas as privatizações que estão acontecendo em São Paulo, o fortalecimento do aparato repressivo, os ataques aos pobres pela PM nas periferias do País; o PIG já tem seus olhos brilhando para o bolsonarista.
O PIG sempre tenta fabricar candidatos para as eleições presidenciais no Brasil, e não é segredo para ninguém o poder que essa imprensa tem na hora de fazer suas manobras contra o povo brasileiro. Bolsonaro e o bolsonarismo são um desses casos. Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor, o golpe de Estado de 2016, que colocou Temer no poder, são claros exemplos de como trabalha a Globo.
No entanto, o Partido dos Trabalhadores (PT), agora de volta ao poder, parece não se dar conta do caráter traidor e criminoso que essa imprensa possui em sua atuação contra a população brasileira, o próprio PT e a esquerda, como um todo. Enquanto o governo aprova aumentos gigantescos de verbas de publicidade para a Globo, todo o aparato de comunicação da empresa dorme com os inimigos do povo, a direita, a extrema direita e o imperialismo.
O jornalista Esmael Morais publicou um artigo que mostra bem essa relação entre o governo e a oposição apresentada pela Globo. O título é bastante significativo: O governo Lula é quem paga a Globo, mas é a oposição quem aparece. De acordo com o articulista, “os gastos com publicidade destinados à Globo aumentaram significativamente durante o primeiro ano do novo governo, totalizando um aumento de 60% em relação ao ano anterior. Esses valores, que totalizaram R$142 milhões em 2022, apontam para uma estratégia agressiva de comunicação por parte do governo Lula”.
“Note, caro leitor, mesmo com o vultoso investimento do governo federal na Globo, não é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o principal personagem, muito menos a presidenta nacional do principal partido, o PT, que está no poder, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que são ouvidos pela velha mídia. Pelo contrário, são os adversários políticos e ideológicos que têm mais destaque”, afirma Morais.
Lula sabe muito bem quem é o PIG, e sempre soube claramente de que lado joga a Globo. Basta analisarmos declarações do atual presidente às vésperas do golpe de 2016, bem como antes e depois de sua prisão farsa, sobre as campanhas da Globo em prol da Lava Jato, para colocar Temer e Bolsonaro no poder. Essas situações deixaram claro que Lula sabe exatamente o golpismo que exerce essa emissora contra o País.
E por que, mesmo assim, Lula destina verbas milionárias à Globo se sabe o que representa? O problema é que o governo, neste momento, se encontra muito acuado, refém, em grande medida, do Congresso e do Senado. Essa pressão que a burguesia exerce contra Lula, neste momento, faz com que o governo ceda ainda mais terreno para a direita, cometendo erros como os relacionados ao PIG.
Se utilizando dessa fragilidade do governo, a direita, como boa oportunista que é, recebe milhões do governo PT, mas coloca chifre em Lula, dormindo com os inimigos do povo brasileiro. E mais: quando o governo financia essa imprensa que representa os interesses do imperialismo, está abrindo brecha para sofrer um novo golpe, acelerando, assim, sua queda.