Na quinta-feira (9), o vice-ministro da Agricultura do Irã, Alireza Mohajer, anunciou que o país decidiu abster-se de importar qualquer trigo até março de 2025, optando em vez disso por depender da produção interna.
“Entre março de 2023 e março de 2024, a produção doméstica de trigo atingiu 10,5 milhões de toneladas e só precisávamos importar 1 milhão de toneladas de trigo,” ele enfatizou. Ele acrescentou que o Irã prevê alcançar a autossuficiência na produção de trigo para o ano atual.
Mohajer observou que a produção doméstica despencou para 4,5 milhões de toneladas, enquanto as importações dispararam para sete milhões de toneladas entre março de 2021 e março de 2022. Ele ainda afirmou que de março de 2022 a março de 2023, a produção doméstica de trigo atingiu 7,5 milhões de toneladas, com importações totalizando três milhões de toneladas.
O Irã desenvolve sua economia para parar de ter qualquer dependência do imperialismo. O trigo é um dos produtos mais importantes do país, que tradicionalmente se alimenta de pão.