A preparação para o grande ato nacional em defesa do povo palestino, programado para o dia 30 de junho em São Paulo, está mobilizando diversas cidades pelo Brasil. Em Franca (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Recife (PE), os esforços de organização e convocação refletem o compromisso com a causa palestina.
Em Franca, João Scarpanti, militante do Partido da Causa Operária (PCO), destaca a colaboração com a Comissão Estudantil para a Defesa da Palestina. “Estamos organizando caravanas que sairão de Franca para São Paulo, esperando confirmar cerca de oitenta pessoas, incluindo estudantes da UNESP, operários e membros do sindicato e do PT”, afirma Scarpanti. As atividades de colagem de cartazes, adesivos e distribuição de panfletos são realizadas quase semanalmente, impulsionando a mobilização local. O ponto de encontro será na UNESP, e o contato para mais informações é (16) 99342-6080.
No Rio de Janeiro, Luan Monteiro, dirigente do PCO, relata um esforço significativo para reunir diversas organizações. “Estamos trabalhando para fechar pelo menos três caravanas, com a participação confirmada da Frente Internacionalista dos Sem Teto (FIST) e comunidades de índios como os Tupis e Guaranis ligados à Aldeia Maracanã”, explica Monteiro. A comunidade árabe e muçulmana local também está engajada, realizando atividades diárias de colagem de adesivos e panfletagem. Monteiro enfatiza a importância do ato como um esforço coletivo crucial para a causa palestina.
Em Santa Catarina, Arthur Cesconetto, dirigente do PCO no Sul, destaca a organização de um ônibus saindo de Florianópolis, com a participação da comunidade palestina local. “Estamos levando companheiros de cidades como Itajaí, Blumenau, Joinville e outras, principalmente do litoral norte”, comenta Cesconetto. Desde outubro do ano passado, a campanha tem sido fortalecida por jantares, debates e panfletagens semanais, criando um núcleo sólido de apoio em todo o estado.
Em Recife, a mobilização tem sido impulsionada por atividades organizadas pelo Comitê de Solidariedade Palestina-Pernambuco. Com o apoio de estudantes e ativistas locais, a cidade também está preparando uma caravana para o ato em São Paulo. Na terça-feira (18), ativistas participaram de uma plenária do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), onde puderam arrecadar fundos para a caravana. “Vamos fazer uma ampla campanha de arrecadação. Conto com a participação de todos. Espero encontrar todo mundo lá em São Paulo. Será muito interessante e podemos aprender bastante no ato, participando da construção coletiva e democrática”, destacou Eduardo Oliveira, militante do PSOL.
A mobilização em Franca, Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife exemplifica a diversidade e a abrangência do apoio à causa palestina no Brasil. Com esforços coordenados entre estudantes, sindicatos, comunidades de índios, movimentos sociais e a comunidade árabe e muçulmana, o ato de 30 de junho promete ser um marco significativo na solidariedade internacional com o povo palestino.