Homens armados desconhecidos realizaram, no domingo (23), uma série de ataques mortais na região do Daguestão, no sul da Rússia, assassinando pelo menos oito policiais, oficiais da guarda nacional e um padre, conforme informaram as autoridades.
Os ataques simultâneos ocorreram na maior cidade do Daguestão, Makhachkala, e na cidade costeira de Derbent. Segundo autoridades russas, a polícia eliminou quatro dos agressores em Makhachkala e dois em Derbent.
O Comitê Nacional Antiterrorismo informou que os ataques tiveram como alvo uma sinagoga, duas igrejas ortodoxas e um posto de controle policial na capital regional Makhachkala e em Derbent, no sul do país.
“Como resultado dos ataques terroristas, segundo informações preliminares, um padre da Igreja Ortodoxa Russa e policiais foram mortos.”
Posteriormente, o comitê informou que a fase “ativa” da operação contra os atacantes em Derbent havia terminado.
Ao todo, seis oficiais foram mortos e 12 ficaram feridos nos ataques, disse Gayana Gariyeva, porta-voz do Ministério do Interior do Daguestão, à RIA Novosti.
O ministério informou ainda que um chefe de polícia local morreu devido aos ferimentos.
Enquanto isso, a Guarda Nacional da Rússia anunciou que um de seus oficiais foi morto em Derbent e vários outros ficaram feridos.
Em um ataque separado, o Ministério do Interior do Daguestão disse que, em uma vila a 65 quilômetros de Makhachkala, chamada Sergokal, homens armados atiraram em um carro da polícia, ferindo um oficial.
A Igreja Ortodoxa Russa informou que seu arcipreste Nikolai Kotelnikov foi “brutalmente assassinado” em Derbent.
Os atacantes no Daguestão estavam armados com armas “estrangeiras”, relatou a agência de notícias estatal russa TASS, citando fontes de segurança.
“Os homens armados que realizaram os ataques em Makhachkala e Derbent são apoiadores de uma organização terrorista internacional”, disse uma fonte policial à agência.
“A sinagoga em Derbent está em chamas”, escreveu Boruch Gorin, presidente do conselho público da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, no Telegram.
“A sinagoga em Makhachkala também foi incendiada e queimou”, acrescentou ele.
O Congresso Judaico Russo informou em seu sítio que a sinagoga de Derbent foi atacada cerca de 40 minutos antes das orações da noite.
Homens armados dispararam contra policiais e seguranças e lançaram coquetéis Molotov, afirmaram, acrescentando que o ataque em Makhachkala foi semelhante.
O Comitê Investigativo Russo confirmou que abriu investigações criminais sobre os “atos de terror” no Daguestão.
Ucrânia realiza ataque terrorista na Crimeia e assassina 4 pessoas, incluindo 2 crianças
A cidade de Sevastopol, na Crimeia, Rússia, foi alvo de um grande ataque de mísseis ucranianos no domingo (230. As forças de Kiev usaram vários mísseis ATACMS fabricados nos EUA e equipados com ogivas cluster no ataque, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
A maioria dos mísseis foi abatida pelas defesas aéreas russas, mas um deles, que também foi atingido, desviou de curso e detonou sobre a cidade. A “explosão da ogiva no ar causou numerosas vítimas civis”, informou o Ministério da Defesa.
Segundo as autoridades russas, pelo menos quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram no incidente. Mais de 120 civis, incluindo 27 crianças, ficaram feridos.
Com informações de Al Mayadeen e RT