O Comitê Internacional de Resgate divulgou um novo relatório destacando o terrível impacto da guerra de “Israel” para as crianças de Gaza. Segundo o relatório, estima-se que 17.000 menores estejam sem supervisão ou separados de seus pais, ou cuidadores, e o CIR acredita que esse número pode ser três vezes maior, totalizando cerca de 51.000.
Nos últimos seis meses, as frequentes ordens de evacuação, detenções e ataques de “Israel” contribuíram para um aumento nas separações familiares em Gaza, deixando as crianças em maior risco de exploração, negligência, desnutrição e consequências de saúde mental a longo prazo.
As equipes do CIR relataram um aumento na desnutrição severa e aguda entre crianças com menos de cinco anos. As crianças em Gaza já perderam um ano letivo devido à desintegração do sistema educacional e à destruição das instalações escolares causadas pelos ataques aéreos israelenses.
Bart Witteveen, diretor do CIR para a Palestina ocupada, destacou que as crianças estão sofrendo as consequências dessa agressão, e é evidente que, a menos que um cessar-fogo rápido e sustentável seja alcançado, as consequências a longo prazo só tendem a piorar.