A fonte local da Síria disse ao portal russo Sputnik que “um drone turco atingiu um posto de bloqueio e um carro das Forças Democráticas da Síria (FDS) estacionado nas proximidades. Segundo informações preliminares, não há vítimas e os guardas do posto de bloqueio podem ter ficado levemente feridos”.
O posto de bloqueio atacado está localizado na base de ocupação dos EUA em al-Shadadi, na zona rural do sul do nordeste de al-Hasaka. As operações do posto de bloqueio foram retomadas logo após o ataque.
A FDS são forças lideradas pelos curdos da Síria, mas que atua como exército de procuração dos EUA. Elas atuam em uma região da Síria rica em petróleo e impem o governo central de Assad de ter esse recurso. Nessa região estão as bases militares dos EUA. Na prática, as FDS são uma tropa do imperialismo.
A Turquia considera as SDF como ligada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização que trava a luta armada contra o governo curdo. Mas, além disso, o Erdogan, presidente da Turquia, está se reaproximando de Assad.