Na última quarta-feira (02/10), o município de Amambai, no cone sul do estado do Mato Grosso do Sul contou com uma enorme mobilização dos índios Guarani-Caiouá para apoiar o candidato a prefeito do Partido da Causa Operária (PCO), o também indígena Daniel Lemes Vasquez.
A enorme mobilização foi em decorrência do último debate eleitoral que ocorreu no centro da cidade, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A concentração dos índios ocorreu no trevo da cidade onde o vermelho das bandeiras do PCO e da Aliança da Juventude Revolucionária eram vistas de longe e atraiu a atenção das pessoas que passavam pelo local.
As caravanas vieram das aldeias de Limão Verde, Jaguary e, principalmente da Aldeia de Amambai. Foram cerca de 300 índios que tomaram as ruas caminhando até o local do debate com bandeiras vermelhas e entoando palavras de ordem de demarcação já e Partido da Causa Operária.
Durante o trajeto foram distribuídos panfletos e explicado para a população pobre e trabalhadora que os problemas dos índios e dos não-índios são muito semelhantes e decorrentes de que todo o dinheiro da prefeitura e do estado são direcionados para os patrões e para os latifundiários que dominam esses espaços.
Os índios permaneceram no local do debate eleitoral até o seu encerramento fazendo muito barulho e chamando a atenção da população.
Uma campanha combativa e politizada
A campanha dos candidatos índios do PCO no Mato Grosso do Sul está se mostrando uma verdadeira vitória. Os índios se empolgam com as palavras de ordem da demarcação já, todo apoio as retomadas, pelo fim da polícia e um repúdio enorme dos partidos da direita, em particular do PSDB, que organiza um verdadeiro massacre contra os índios no estado.
A politização dos índios vem crescendo de uma forma que a candidata do PSDB, Janete Cordoba, tentou realizar uma carreata dentro da aldeia de Amambai, mas foi hostilizada pelos índios que atiraram objetos contra a candidata e outros xingamentos, obrigando a retirada desses elementos da direita anti-indígena do município. Isso em decorrência das atitudes do PSDB comandando pelo governador Eduardo Riedel que ataca sistematicamente os índios e a defesa da candidata dos latifundiários e sua posição contra as demarcações de terra.
Outro elemento da direita latifundiária, o deputado estadual Rodolfo Nogueira, foi até Amambai nesta sexta-feira e não realizou sua caminhada com a candidata a prefeita Janete Cordoba dentro da aldeia devido a enorme rejeição. Rodolfo Nogueira é conhecido pelos ataques aos índios e a sua oposição a demarcação de terras indígenas e apoio total aos ataques de latifundiários contra as retomadas.
Está ficando cada vez mais claro para os índios que os partidos da direita e da esquerda pequeno burguesa não apoiam a sua luta e apenas se utilizam dos índios para fazer demagogia e conseguir votos, o que fica mais claro nos candidatos do PSDB, que quando encerram as eleições utilizam toda máquina estatal para esmagar os índios e a luta pela terra.
A campanha combativa e o trabalho do PCO junto a lideranças da luta pela terra no Mato Grosso do Sul está levando a uma enorme politização dos índios para avançar na conquista pela terra, na reforma agrária e unidade com os trabalhadores do campo.