Previous slide
Next slide

Pintura

28/9/1823: nasce Alexandre Cabanel, o pintor do academicismo

Nascido em Montpellier, fez sucesso em Roma onde apreendeu muito com o Renascimento. Seu quadro mais famoso é o Nascimento de Vênus

Alexandre Cabanel (1823-1889) foi um renomado pintor francês, conhecido por seu papel significativo no movimento da pintura do século XIX. Nascido em Montpellier, França, Cabanel mostrou talento artístico desde jovem e, aos 18 anos, se mudou para Paris para estudar na École des Beaux-Arts, onde se destacou sob a tutela de grandes mestres da época.

A carreira de Cabanel decolou rapidamente após ganhar o prestigioso Prix de Rome em 1845, o que lhe permitiu passar um tempo na Villa Medici, em Roma. Durante sua estada na Itália, ele se inspirou nas obras dos mestres renascentistas, especialmente no uso de cor e luz. Seu estilo se caracterizou por uma combinação de realismo e idealização, o que lhe rendeu muitos admiradores e uma sólida reputação no cenário artístico parisiense.

O Nascimento de Vênus (1846) – Esta pintura é uma das mais famosas de Cabanel e retrata a deusa Vênus emergindo do mar, simbolizando a beleza e o amor. A obra é uma representação clássica do nu feminino e é frequentemente considerada um ícone do movimento acadêmico. O Retrato de Madame Édouard Manet (1874) – Este retrato de uma das figuras proeminentes da sociedade parisiense é um exemplo da habilidade de Cabanel em capturar a essência de seus modelos, além de demonstrar sua maestria no retrato.

A Alma da Piedade (1864) – Nesta obra, Cabanel explora temas religiosos, retratando uma figura feminina em um momento de contemplação espiritual. A pintura é uma combinação de realismo e idealização. A Última Hora (1870) – Esta pintura é uma representação dramática de um momento de desespero, mostrando um jovem rapaz segurando um corpo. É uma das obras que demonstram a habilidade de Cabanel em criar cenas emocionais e impactantes.

Retrato de um jovem (1875) – Nesta obra, Cabanel retrata um jovem com uma expressão contemplativa. O uso de luz e sombra e a atenção aos detalhes são características marcantes de seu estilo. A Lenda de Midas (1878) – Uma obra que ilustra a fábula de Midas, onde tudo o que ele toca se transforma em ouro. A pintura é rica em cores e detalhes, mostrando a habilidade de Cabanel em capturar narrativas mitológicas. A Vênus de Milo (1879) – Esta obra é uma homenagem à famosa escultura da deusa Vênus, e Cabanel a retrata em uma composição que celebra a beleza clássica.

Ele se tornou um dos principais expositores do Salão de Paris, onde suas obras frequentemente recebiam elogios. Ao longo de sua vida, Cabanel influenciou gerações de artistas e permaneceu ativo na cena artística até sua morte em 1889. Sua obra continua a ser apreciada por sua técnica refinada e pela representação idealizada da forma humana.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.