A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023, desde então as frentes se expandiram para muito além do sul de “Israel”. Ao norte o Hesbolá atua do Líbano. Na Cisjordânia ocupada pelos sionistas, na prática, há uma guerra. As frentes mais distantes são do Iraque, onde atuam as Forças de Mobilização Popular e o Iêmen, governado pelo Ansar Alá. Este tem uma frente de guerra marítima e também ataca “Israel” por terra. O Irã atua apoiando a resistência, mas já atacou “Israel” diretamente uma vez em abril. Estas foram as operações da resistência no dia 26 de setembro:
Operações das Brigadas Al-Qassam (Hamas):
- Alvo: concentrações de forças israelenses a leste da cidade de Khan Iounis, no sul da Faixa de Gaza, com morteiros de grosso calibre.
Operações das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa:
- Alvo: um tanque militar israelense Mercava com um projétil tandem na área de Beit Lahia, ao norte da Cidade de Gaza.
- Alvo: um grupo de soldados israelenses no local militar de Abu Mutibaq com um foguete Asif de 122mm.
Operações das Brigadas Al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Envolveram-se em confrontos com uma força de infantaria israelense, usando uma forte barragem de tiros no eixo da Mesquita Al-Assir em Jenin, Cisjordânia ocupada.
- Envolveram-se em combates intensos com forças israelenses no eixo do Cinema e no bairro de Al-Hadaf em Jenin, Cisjordânia ocupada, utilizando dispositivos explosivos.
Operações do Hesbolá (Líbano):
- Alvo: o assentamento “Quiriate Motzkin” com uma barragem de foguetes.
- Alvo: os complexos industriais militares da empresa de fabricação de armas “Rafael” do regime, na área de “Zevulun”, ao norte da Haifa ocupada, com uma barragem de foguetes.
- Alvo: o assentamento “Quiriate Chemona” com uma rajada de foguetes Falaq-2.
- Confrontaram dois aviões de guerra israelenses hostis vindos do mar em direção a Adloun, usando armas de defesa aérea, forçando-os a deixar o espaço aéreo libanês.
- Alvo: a sede do comando norte na base aérea de “Dado” com uma barragem de foguetes.
- Alvo: a sede da reserva do corpo norte e o depósito de logística da divisão “Galileia” em “Amiad” com foguetes.
- Alvo: o assentamento “Ahihud” com pelo menos 50 foguetes.
- Lançaram um ataque aéreo com um esquadrão de drones na base “Samson” (um centro de suprimentos de comando e unidade regional de suprimentos).
- Alvo: a cidade ocupada de “Safad” com pelo menos 80 foguetes.
- Alvo: o assentamento “Queriate Ata” com pelo menos 50 foguetes.
- Alvo: a base “Mishar” (a principal sede de inteligência militar israelense para a região norte) com uma barragem de foguetes.