Dia de Hoje na História
24/10/1930: revolução derruba o presidente da república do Brasil
O governo de Washington Luiz enfrentaria os revolucionários em uma semana, antes disso, militares do Rio de Janeiro o derrubaram, poucos dias depois Vargas tomou o poder
A Revolução de 1930 foi o ápice do movimento de luta contar a República Velha. Os principais acontecimentos se deram entre 3 e 24 de outubro, dia em que o governo de Washington Luiz foi derrubado.
A luta contra a República Velha havia se transformado em um enorme movimento a partir de 1922. Os tenentes organizaram o levante do forte de Copacabana, depois tomaram a cidade de São Paulo em 1924 e ainda realizaram a Coluna Prestes, que foi um duro golpe ao regime político.
Nessa conjuntura a eleição de 1930 seria a crise final. Além da crise política, a crise econômica de 1929 atingiu diretamente o governo. Um setor das oligarquias se unificou aos tenentes e aos capitalistas para derrubar o regime que era controlado pelos latifundiários do café.
Júlio Prestes, candidato apoiado pelo então presidente Washington Luís, venceu o pleito contra Getúlio Vargas, o candidato da Aliança Liberal, que contava com o apoio de estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.
A derrota de Vargas levou ao levante dos setores da Aliança Liberal. Assim começou um levante armado liderado por Getúlio Vargas e apoiado pelos tenentes, que lideraram a luta contra a República Velha desde 1922.
Com a adesão de diversos estados e a incapacidade do governo federal de conter a revolta, Washington Luís foi deposto em 24 de outubro de 1930 por militares em um golpe de estado, impedindo a posse de Júlio Prestes.
Vargas assumiu o poder dias depois como chefe de um governo provisório, pondo fim à República Velha.