A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023, desde então as frentes se expandiram para muito além do sul de “Israel”. Ao norte o Hesbolá atua do Líbano. Na Cisjordânia ocupada pelos sionistas, na prática, há uma guerra. As frentes mais distantes são do Iraque, onde atuam as Forças de Mobilização Popular e o Iêmen, governado pelo Ansar Alá. Este tem uma frente de guerra marítima e também ataca “Israel” por terra. O Irã atua apoiando a resistência, mas já atacou “Israel” diretamente uma vez em abril. Estas foram as operações da resistência no dia 23 de setembro:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Emboscaram um comboio de veículos militares israelenses em uma operação planejada ao longo da linha de abastecimento das forças invasoras israelenses a leste da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram três tratores militares israelenses do tipo D9 e dois tanques Mercava enquanto passavam pela interseção George, a leste de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, usando projéteis Al-Iassin 105 e dispositivos explosivos de guerrilha.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Realizaram uma operação de fortificação com artilharia e mísseis na linha de abastecimento e posições de soldados israelenses no eixo “Netzarim”, com morteiros e foguetes K-132.
- Alvejaram o assentamento “Cochav Jacov” ao norte de Jerusalém Ocupada com uma saraivada de tiros.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Em uma operação conjunta com as Forças do Mártir Omar Al-Qasim, alvejaram uma reunião de soldados israelenses e veículos militares com uma saraivada de morteiros de grande calibre.
- Engajaram-se em ferozes batalhas com as forças israelenses que invadiram o campo de Balata em Nablus, na Cisjordânia ocupada, usando uma saraivada pesada de balas e dispositivos explosivos.
Operações das Forças Al-Asifa:
- Alvejaram o eixo “Netzarim” com uma saraivada de foguetes de 107mm.
Operações das Forças do Mártir Omar al-Qasim (FDLP):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas Al-Quds, alvejaram uma reunião de soldados israelenses e veículos militares no eixo “Netzarim” com uma saraivada de morteiros de grande calibre.
Operações das Brigadas Mártir Abu Ali Mustafa (FPLP):
- Alvejaram uma reunião de forças israelenses ao norte da governadoria central com morteiros regulares de 60mm.
- Alvejaram uma reunião de forças israelenses ao norte da governadoria central com morteiros de 60mm.
Operações do Hesbolá (Líbano):
- Alvejaram a sede da reserva do Corpo do Norte, a base da reserva da Divisão da Galileia e seus armazéns logísticos na base Amiad, a noroeste do Lago Tiberíades, e os complexos de indústrias militares Rafael na área de Zevulun, ao norte da cidade ocupada de Haifa, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram os principais armazéns da região norte na base Nimra, a oeste do Lago Tiberíades, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram a sede do batalhão de mísseis e artilharia no quartel Joav, nas Colinas de Golã ocupadas pela Síria, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram a sede do Corpo do Norte na base Ein Zeitim, a noroeste da cidade ocupada de Safad, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram os complexos das indústrias militares Rafael na área de Zevulun, ao norte da cidade ocupada de Haifa, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram a Base Aérea de Ramat David, a sudeste da cidade ocupada de Haifa, com dezenas de foguetes.
- Alvejaram pela segunda vez a região norte na base Nimra, a oeste do Lago Tiberíades, com dezenas de foguetes.
Operações da Resistência Iraquiana:
- Alvejaram uma base de vigilância da “Brigada Golã” militar israelense nos territórios ocupados com armas apropriadas.