Em 22 de maio, em Birmingham, Alabama, nascia Herman Poole Blount, mais tarde tornado Le Sony’r Ra (Sun Ra). Compositor de jazz, pianista, poeta conhecido por sua “filosofia cósmica”, Sun Ra gravou mais de 100 álbuns completos, uma produção que ultrapassa 1000 canções.
Foi um dos pioneiros do movimento conhecido como “afrofuturismo”, movimento que se manifesta na música, literatura, cinema etc. e que se propõe a utilizar elementos da ficção científica para retratar uma versão “futurista” do negro. “Ra”, de seu nome, vem do deus homônimo da antiga religião egípcia, que é um símbolo importante para o movimento.
Sun Ra, curiosamente, afirmava ser o Anjo da Raça e não ser desse planeta, mas de Saturno. Grande artista performático e exímio músico, entra na música no início da década de 1930 e, em 1936, recebe uma bolsa de estudos na Universidade Agrícola e Mecânica do Alabama. Deixa a faculdade após um ano, alegando, mais tarde, ter tido uma experiência visionária com seres de outro planeta que lhe disseram que sua linhagem é a música.
Em 1952, muda seu nome oficialmente para Le Sony’r Ra ou Sun Ra, ao considerar seu nome antigo de escravo, algo defendido por setores do identitarismo nos dias de hoje. Ainda em meados dos anos de 1950, em Chicago, funda e lidera a The Sun Ra Arkestra, das grandes banda de jazz dos EUA, na qual permanecerá até pouco antes de sua morte.
Em 1990, Sun Ra teve um derrame, mas continuou compondo após se recuperar. Volta a cidade natal, Birmingham, em 1992, onde falece um ano mais tarde, vítima de insuficiência cardíaca e de outras doenças graves.