Vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1946, nascia no dia de hoje, em 1877, o escritor alemão Hermann Hesse.
Atualmente um dos autores alemães mais lidos em todo o mundo, Hesse morreu menosprezado pelo público.
Sua obra é um típico produto do período entreguerras, versando sobre a angústia existencial, a busca pela autonomia pessoal, o misticismo oriental e a ruptura com os padrões estabelecidos pela sociedade imperialista em diversos aspectos da vida como a disciplina escolar, o matrimônio e a própria filosofia.
Hermann foi um forte crítico do nazismo e chegou a abrigar em sua própria casa refugiados alemães durante a guerra, dentre eles, figuras ilustres como os escritores Thomas Mann e Bertold Brecht.
Por sua oposição a Hitler, Hesse foi vítima da propaganda de guerra e passou a ser perseguido, odiado e ridicularizado pela imprensa alemã o que o levou a uma profunda crise pessoal.
Suas experiência pessoais foram fontes de inspiração para grande parte das suas obras como o romance Sidarta que foi desenvolvido após uma viagem do autor para o Sri Lanka e Indonésia ou o livro Demian, escrito sob o pseudônimo de “Emil Sinclair” e que trata de suas experiências com o psicanalista Joseph Lang, discípulo de Carl Jung, que o atendeu para tratar do sofrimento pelo qual o escritor passou após vivenciar os horrores da Primeira Guerra Mundial.
Destratado durante a tomada do poder pelo nazismo, a obra Hermann voltou a ter popularidade no período do pós-guerra e em especial com o surgimento do movimento hippie nos Estados Unidos, que reconheceu nas obras de Hesse os seus próprios questionamentos à sociedade burguesa.
Sua obra mais famosa, o livro O Lobo da Estepe, escrito em 1927, cujo personagem principal um indivíduo solitário que luta ferozmente contra os valores da sociedade burguesa decadente, tornando-se uma febre em todo o mundo.
O escritor faleceu na cidade suíça de Montagnola em 9 de agosto de 1962, alçado à categoria de grande ícone da contracultura dos anos 1960 e 1970. Suas obras já foram traduzidas hoje para mais de 60 idiomas.