A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023. As diversas organizações da Palestina lutam contra os invasores israelenses em todo o território de Gaza. Na terça-feira (19) os israelenses estavam massacrando os palestinos dentro do hospital al-Shifa, por isso a resistência se uniu para defender o hospital. No norte de “Israel” a guerra continua com Hesbolá e a frente do Mar Vermelho segue com ataques permanentes do Iêmen contra os EUA e “Israel”. As principais operações da resistência no dia 19 foram:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Alvejaram sete veículos militares israelenses com foguetes Iassin-105 nas proximidades do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Alvejaram um grupo de soldados israelenses com TBGs, resultando em várias baixas, nas proximidades do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica):
- Bombardearam concentrações de tropas israelenses a oeste de Netzarim no norte da Faixa de Gaza com uma salva de foguetes de 107mm.
- Alvejaram dois veículos militares israelenses com projéteis Tandem e RBG nas proximidades do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Envolveram-se em intensos confrontos com um contingente militar israelense usando metralhadoras nas proximidades do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza, confirmando várias baixas.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Envolvidas em confrontos intensos com as forças israelenses e seus veículos militares usando metralhadoras e lança-foguetes no eixo próximo ao Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Bombardearam concentrações de soldados israelenses e seus veículos com granadas de morteiro no eixo de Netzarim, no norte da Faixa de Gaza.
- Bombardearam comboios de veículos do exército israelense com granadas de morteiro a oeste da Cidade de Gaza.
- Envolvidas em intensos confrontos com as forças israelenses e seus veículos militares com metralhadoras e lança-foguetes no bairro de al-Nasr, a oeste da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas Mujaidim (Movimento Mujaidim Palestino):
- Envolvidas em intensos confrontos com as forças israelenses e seus veículos militares com armas apropriadas nas proximidades do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Alvejaram dois tanques Merkava, causando impactos diretos, nas proximidades do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
Operações das Forças de al-Asifah em 19 de março:
- Envolvidas em intensos confrontos com as tropas israelenses no eixo da cidade de Khan Iounis, ao sul da Faixa de Gaza.
Operações do Hesbolá:
Setor leste:
- Por volta das 15h30, horário local, os soldados israelenses foram alvejados nas proximidades de Tallet Al-Taihat com foguetes e projéteis de artilharia.
- Por volta das 15h35, horário local, um veículo logístico militar israelense e soldados ao seu redor em Tallet Al-Tihat foram alvejados com um míssil guiado.
- Por volta das 18h00, horário local, o local de Ruaisat al-Alam em Kafr Shuba foi alvejado com mísseis.
- Por volta das 18h15, horário local, os soldados israelenses foram alvejados nas proximidades do local de Ruwaisat al-Alam em Kfar Shuba com mísseis.
- Por volta das 21h40, horário local, o local de Al-Marj foi alvejado com projéteis de artilharia enquanto uma equipe logística israelense tentava reconstruí-lo após ter sido destruído em um ataque anterior pela resistência.
Setor oeste:
- Por volta das 14h40, horário local, os soldados israelenses foram alvejados no local de Birkat Risha com mísseis.
- Por volta das 14h40, horário local, os soldados israelenses dentro do local de Al-Malikiah foram alvejados com mísseis.
- Por volta das 16h30, horário local, os soldados israelenses foram alvejados ao sul do local de Pranit com mísseis.
- Por volta das 17h45, horário local, o assentamento de Zarit foi alvejado com um míssil Falaq-1.
Operações militares do Iêmen em 19 de março:
- Alvejaram o navio americano “Mado” no Mar Vermelho com vários mísseis anti-navio.
- Lançaram uma série de mísseis de cruzeiro contra alvos israelenses na área de Umm al-Rashrash (Eilat) no sul da Palestina ocupada.