A BBC foi oficialmente fundada em 18 de outubro de 1922 como British Broadcasting Company, uma empresa privada, formada por um consórcio de fabricantes de rádios como Marconi, General Electric, Radio Communication Company, Western Electric e outras. Seu objetivo principal era fornecer conteúdo de qualidade e estimular a venda de receptores de rádio. O primeiro diretor-geral da empresa foi John Reith.
A primeira transmissão oficial da BBC ocorreu em 14 de novembro de 1922, com uma mensagem da estação 2LO de Londres, que disse: “This is 2LO calling”. Essa primeira transmissão consistia em notícias, música e outros programas simples, mas já mostrava o potencial do rádio como meio de comunicação nacional.
Em seus primeiros anos, a BBC transmitia uma variedade de conteúdos, incluindo notícias, peças teatrais, leituras de livros, programas educacionais e concertos de música clássica, alcançando rapidamente um grande público em todo o Reino Unido. As transmissões eram inicialmente financiadas pela venda de licenças de rádio, que permitiam aos ouvintes acessar os programas.
Em 1926, após um relatório de uma comissão real sobre o futuro da radiodifusão no Reino Unido, ficou decidido que a BBC deveria ser transformada em uma corporação pública. Em 1º de janeiro de 1927, a British Broadcasting Company foi reestruturada e renomeada como British Broadcasting Corporation, com um novo estatuto real que definia sua função e a financiava por meio de uma taxa de licença cobrada sobre os aparelhos de rádio.
Ou seja, o governo imperialista da Inglaterra tomou o controle da rádio, que depois se tornaria também uma emissora de televisão. O imperialismo tinha consciência de que era preciso controlar uma ferramenta tão poderosa quanto o rádio, que permitia a comunicação como nunca antes. Foi um momento crucial, pois o rádio tem um potencial democrático ainda maior que o da televisão.
A BBC se tornou o exemplo da imprensa imperialista por ser a principal organização de imprensa do mais poderoso imperialismo naquele momento. O livro 1984 de George Orwell tem inspiração também na BBC onde o autor trabalhou por um tempo.