John Leslie “Wes” Montgomery (6 de março de 1923 – 15 de junho de 1968) foi um influente guitarrista de jazz norte-americano. Ele nasceu em Indianápolis, Indiana. O apelido “Wes” era uma abreviação infantil de seu nome do meio, Leslie.
Montgomery era conhecido por sua técnica incomum de tocar as cordas com o lado do polegar e pelo uso extensivo de oitavas, o que lhe dava um som distintivo. Ele frequentemente trabalhava com seus irmãos Buddy (Charles F.) e Monk (William H.) e com o organista Melvin Rhyne. Seus primeiros trabalhos até 1965 foram orientados para o hard bop, soul jazz e post bop, mas por volta de 1965, ele começou a gravar álbuns instrumentais mais orientados para o pop que encontraram sucesso.
Montgomery começou a tocar guitarra no final da adolescência e tocou na banda de Lionel Hampton em 1948-50 e em Indianápolis durante a década de 1950, mais frequentemente com seus irmãos Buddy (piano, vibrafone) e Monk (baixo elétrico). No final da década de 1950, na Califórnia, ele tocou com eles nos Mastersounds e, depois, como os Irmãos Montgomery (1960-61). A maioria das melhores gravações de Montgomery, incluindo The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery, Movin’ Along, So Much Guitar!, e Full House, datam de 1959-63.
Inspirado pelo guitarrista de swing tardio Charlie Christian, Montgomery improvisava em frases quebradas e com uma imaginação harmônica de bop. Em vez de usar uma palheta ou dedos, ele tocava guitarra com a parte macia do polegar, resultando em um ataque suave especialmente apropriado para suas linhas melódicas. Ele organizava seus solos tocando melodias de nota única em coros iniciais, em oitavas em coros médios e em acordes em coros climáticos. Suas formas de solo, especialmente, foram uma influência sobre os guitarristas posteriores, mais proeminentemente George Benson.
Montgomery faleceu em 15 de junho de 1968, em Indianápolis, Indiana.