Antônio Carlos Gomes, nascido em 11 de julho de 1836, em Campinas, São Paulo, é uma das figuras mais importantes de toda a história da música brasileira. Foi, sem dúvidas, o maior compositor de ópera do Brasil.
Vida e Formação
Carlos Gomes demonstrou talento musical desde a infância. Aos 15 anos, já compunha valsas, polcas e quadrilhas. Seu pai, incentivando sua paixão, o ensinou os fundamentos da música. Aos 18 anos, dedicou a Missa de São Sebastião ao pai, revelando sua habilidade como compositor.
Em 1861, apresentou sua primeira ópera, A Noite do Castelo, baseada nos poemas de Antônio Feliciano de Castilho. O sucesso no Brasil o levou a Milão, onde estudou com renomados professores e se destacou como aluno e compositor.
‘O Guarani’ e reconhecimento internacional
Em 1870, Carlos Gomes estreou sua obra-prima, a ópera O Guarani, no prestigiado Teatro Alla Scala, em Milão. Inspirada no romance de José de Alencar, a ópera conta a história de amor entre Ceci e Peri, o índio herói.
“Carlos Gomes foi o primeiro compositor brasileiro que teve uma projeção internacional, principalmente com ‘O Guarani’. A ponto de que Giuseppe Verdi, que é, talvez, o principal compositor de óperas de todos os tempos, ter, em certo momento, afirmado que Gomes poderia ser seu sucessor”, afirmou Henrique Áreas, coordenador do Grupo por uma Arte Revolucionária e Independente (GARI) ao Diário Causa Operária (DCO).