Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Música Clássica

11/6/1864: 160 anos de Richard Strauss

Em 1923, compositor veio ao Brasil e realizaou concertos no Rio de Janeiro e São Paulo

Richard Strauss nasceu em Munique, no dia 11 de junho de 1864 e faleceu em 8 de setembro de 1949, sendo considerado um dos compositores mais brilhantes do final do século XIX e começo do século XX. Strauss ficou conhecido como maestro na Alemanha e na Áustria, e é um dos expoentes do romantismo alemão tardio, como o é o também alemão Richard Wagner. Conhecido por suas óperas e algumas relacionadas à guerra, o compositor era filho de Franz Strauss, um trompetista famoso da Opera de Munique. Pela influencia do pai aos dez anos, já tocava violino e harpa aos dez anos e já havia feito uma composição.

O compositor teve carreira internacional, em 1923 veio ao Brasil e fez diversos concertos no Rio de Janeiro e São Paulo. Strauss foi atuante em todo o período da sua vida na cena musical e com isso tem uma obra vasta de óperas, poemas sinfônicos e peças solísticas.

Poemas sinfônicos

  • Aus Italien, Op. 16 (1886)
  • Don Juan, Op. 20 (1888)
  • Macbeth, Op. 23 (1886-88)
  • Morte e Transfiguração, Op. 24 (1889)
  • Till Eulenspiegels lustige Streiche [As alegres travessuras de Till Eulesnpeigel], Op. 28 (1895)
  • Also sprach Zarathustra [Assim falou Zaratustra], Op. 30 (1896)
  • Don Quixote, Op. 35 (1897)
  • Ein Heldenleben [Uma vida de herói], Op. 40 (1898)
  • Sinfonia Doméstica, Op. 53 (1903)
  • Uma Sinfonia Alpina, Op. 64 (1915)

Óperas

  • Guntram (1894)
  • Feuersnot [O Juízo de Fogo] (1901)
  • Salomé (1905)
  • Elektra (1909)
  • Der Rosenkavalier [O Cavaleiro da Rosa] (1911)
  • Ariadne auf Naxos [Ariadne na Ilha de Naxos] (1912/16)
  • Die Frau ohne Schatten [A Mulher sem Sombra] (1919)
  • Intermezzo (1924)
  • Die Ägyptische Helena [A Helena Egípcia] (1928)
  • Arabella (1933)
  • Die schweigsame Frau [A Mulher Silenciosa] (1935)
  • Friedenstag [O Dia da Paz] (1938)
  • Daphne (1938)
  • Die Liebe der Danae [Os Amores de Danae] (1940, estréia póstuma em 1952)
  • Capriccio (1942)
  • Des Esels Schatten [A sombra do burro] (1949, inacabada)

Peças solísticas

  • Concerto para violino (1880-82)
  • Concerto para trompa no.1 (1882-83)
  • Burleske para piano (1885-86)
  • Concerto para trompa no.2 (1942)
  • Concerto para oboé (1945)
  • Duo concertino para clarinete e fagote (1947)

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.