Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse que seu país está pronto para integrar a OTAN, neste 1º de junho, quando chegou para participar da 2ª Cúpula da Comunidade Política Europeia, na Moldávia.
Zelensky declarou “Estamos esperando quando a Otan estará pronta. E acho que as garantias de segurança são muito importantes não apenas para a Ucrânia, mas para nossos vizinhos, como a Moldávia”. A cúpula está discutindo outros temas, como a segurança e a produção de energia.
A tentativa de colocar a Ucrânia na OTAN iniciou o conflito com a Rússia, pois o imperialismo, desde o fim do Pacto de Varsóvia, continuou a expandir suas fronteiras em direção às fronteiras russas.
As recentes declarações do golpista ucraniano demonstram que, apesar da população do país estar sofrendo as duras penas de uma guerra que não corresponde seus interesses, o presidente se comporta como um verdadeiro lacaio do imperialismo, colocando os interesses da OTAN acima de tudo. Zelensky quer continuar a tornar a Ucrânia uma base da OTAN/imperialismo mundial contra os russos.