O YouTube anunciou que no Reino Unido, a plataforma de vídeos utilizará um sistema de verificação voltado a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. O objetivo declarado é conter a disseminação de informações tidas como erradas e notícias médicas falsas.
Em entrevista à rede britânica BBC, Vishaal Virani, líder da equipe do conteúdo de saúde do Reino Unido para YouTube, destacou que a medida é importante devido ao grande número de pessoas que agora acessam informações de saúde no sítio.
“Quer gostemos ou não, quer desejemos ou não, se o setor de saúde está impulsionando ou não, as pessoas estão acessando informações de saúde on-line”, disse Virani, acrescentando por fim: “Precisamos fazer o melhor trabalho possível para trazer rigor ao conteúdo que eles estão consumindo posteriormente quando iniciam sua jornada de atendimento on-line”, disse (“YouTube starts verifying health workers in the UK”, Tom Gerken, 8/9/2023).
A plataforma também introduziu um novo selo de aprovação nas contas administradas por médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais ou organizações de saúde que passaram por rigorosas verificações de verificação para combater a desinformação. A despeito das alegações apresentadas para justificá-la, o efeito concreto da medida é aumentar a censura no YouTube, restringindo assim o que as pessoas podem assistir.