O destaque da próxima edição do Dossiê Causa Operária é a questão do Imposto de Renda. Uma aberração por definição, o imposto que incide sobre aquilo que é considerado “renda” afeta diretamente a classe trabalhadora, ao passo que o lucro das empresas passa impune pelo crivo da lei. Diante da promessa de desoneração feita pelo governo, o Dossiê analisa a história do tributo, seu impacto sobre a economia nacional e tira as conclusões necessárias: é preciso taxar os lucros e a riqueza de poucos, não os salários que garantem a sobrevivência de milhões de pessoas.
A situação econômica nacional ainda é debatida no artigo dedicado à política de juros do Banco Central. Trata-se de uma ameaça contra todo o País e esta edição do Dossiê investiga o porquê da independência do BC ter se tornado um indutor da transferência da riqueza nacional para um punhado de banqueiros e especuladores que jogam com títulos públicos.
A situação internacional é analisada em profundidade na presente edição com artigos dedicados aos acontecimentos recentes nos Estados Unidos (o descarrilamento de um trem cheio de elementos tóxicos em Ohio), as revelações sobre a responsabilidade do imperialismo pelo atentado aos complexo de gasodutos Nord Stream, os dados que permitem uma compreensão em profundidade dos crimes do imperialismo na Guerra da Bósnia e a situação da classe trabalhadora diante da reforma das aposentadorias feita pelo governo Macron na França.
Nesta sétima edição do Dossiê apresentamos também uma exposição detalhada da situação da guerra entre Rússia e Ucrânia, que chega ao final de seu primeiro ano de duração. Com dados militares, econômicos e políticos, o artigo procura responder à pergunta: por que a guerra ainda não acabou?
Em conexão com este tema, um aspecto da situação política brasileira é analisado no artigo “Esquerdistas e imperialistas unidos contra Lula”, que trata da tomada de posição pelo presidente em relação ao conflito.
Ligados à cultura, estão os artigos “Pixinguinha, o maestro negro que trouxe sofisticação ao choro”, tratando dos 50 anos do falecimento do mestre, e “Identitarismo: o S do ESG”, tratando uma vez mais das questões da chamada “cultura do cancelamento” e da ideologia “woke”.
Por fim, a presente edição contém a sexta e última parte do especial sobre a história do futebol brasileiro através das Copas do Mundo, destacando a conquista do pentacampeonato pela Seleção Brasileira e as questões-chave para compreender a situação atual do futebol no País.
Faça sua assinatura e receba em casa ou leia online! Acesse: www.dossieco.org.br