O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevistas antigas à imprensa, se pronunciou sobre a questão palestina. Segundo ele, a percepção que tinha era de que os palestinos seriam o lado que não aceitaria nenhum acordo, no entanto, ao visitar “Israel” como presidente, descobriu que o oposto era a realidade: são os israelenses que não querem acordo de forma alguma.
Em suas palavras:
“Para uma paz duradoura é preciso perguntar se os dois lados têm interesse? Se “Israel” quisesse fazer um acordo, o acordo seria feito. Tem a ver com os dois lados, no entanto, tem muito mais a ver com o lado israelense. Quando encontrei Abbas [presidente da Autoridade Palestina] tive uma excelente reunião, ele foi muito agradável. Quando encontrei com Netanyahu por 3 minutos, o perguntei: você não quer fazer um acordo, certo? E ele não quis responder. O fato é que ele nunca quis fazer nenhum acordo.”
Ele então conclui: “Eu achava que os palestinos eram impossíveis e que os israelenses queriam uma paz e queriam fazer acordos, eu descobri que isso não é verdade”.



