A ASSUFRGS Sindicato vem a público manifestar a sua preocupação diante da prisão dos líderes do movimento rural, José Rainha e Luciano de Lima, militantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), que foram presos pela Polícia Civil de São Paulo, na cidade de Mirante do Paranapanema. A prisão tem claro cunho político, já que ocorreu após a mobilização conhecida como “carnaval vermelho”. Nesse ano, o movimento denunciou a invasão de terras públicas pelo agronegócio no Pontal do Paranapanema. José Rainha (foto) atua no movimento desde 1977 e tem o direito de responder à acusação que for, em liberdade.
A FNL ganhou força nos últimos anos ao realizar jornadas de luta no carnaval. O objetivo do Carnaval Vermelho é trazer para a discussão a contradição de sermos um dos países que mais produz alimentos no mundo, porém temos mais de 125 milhões de brasileiros com alguma insegurança alimentar, sendo 58% dos brasileiros e brasileiras, e o mais grave, são mais de 33 milhões com insegurança alimentar severa.
Assim, fazemos coro às entidades sindicais e movimentos sociais que denunciam essa prisão política arbitraria, por parte do governo de Tarcísio de Freitas, governador Bolsonarista de SP e que exigem a imediata liberdade de Rainha e Lima. O Estado Democrático de Direito, garante a todo cidadão responder a qualquer acusação em liberdade. Não à criminalização da luta dos movimentos socais!
Fonte: FNL