Na última quinta-feira (01), a torcida do São Paulo FC protestou contra a presença do ex-presidente golpista, Jair Bolsonaro (PL), no estádio do Morumbi. A partida, contra o Sport, foi pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Além de vaias, xingamentos e copos arremessados, Bolsonaro foi recebido por cartazes que diziam coisas como “Bolsonaro no caixão” e “Boslonaro porcú maldito“, referenciando o fato de ele se declarar um torcedor do Palmeiras.
Fundado em 1930, o São Paulo Futebol Clube é um dos clubes mais tradicionais e vencedores do Brasil, com uma grande torcida espalhada por todo o país. O tricolor paulista é conhecido por suas conquistas no cenário nacional e internacional, tendo vencido diversas vezes a Libertadores e o Mundial de Clubes.
Derrotado por uma pequena margem de votos nas eleições presidenciais de 2018, Bolsonaro segue como a principal liderança da direita nacional. Com uma base de milhões de pessoas, Bolsonaro tem apoio em várias camadas da pequena burguesia e no aparato de repressão do Estado.
O protesto mostra como as torcidas organizadas tendem a ter um papel progressista na luta política, por terem em seu meio milhares de trabalhadores.