A crise avança sem contenção e incontrolavelmente, nós trabalhadores precisamos debater qual será nossa política e as coordenadas para enfrentá-la.
O PCO (Partido da Causa Operária) e a Corrente Sindical Nacional Causa Operária (CSNCO), convocam para os próximos dias 14 e 15 de outubro, em São Paulo, a ll Conferência Sindical Nacional Causa Operária.
Participarão, além de dirigentes, militantes e ativistas da Corrente Sindical do PC, todos os ativistas sindicais simpatizantes, interessados em debater a crise e os rumos da luta, nosso programa e as propostas para impulsionar um amplo movimento de luta dos trabalhadores no próximo período, que tenham, obviamente, interesse também de ter uma atuação em comum com a CSNCO.
Se abre uma nova etapa…
A ll Conferência Sindical Nacional é uma necessidade imperiosa, que se impõe diante da evolução da crise, a sua exteriorização mais evidente é que após as derrotas militares acachapantes do imperialismo no Afeganistão, na Síria e Ucrânia, os países ricos viram desmoronar sua autoridade política, econômica e militar. Outro sintoma latente é a crise de insolvência da locomotiva da economia mundial, os Estados Unidos, cuja dívida, tem a soma cavalar, de 33 trilhões de dólares: um país levado a beira do precipício, ou ao próprio fundo do poço, ameaçando com um contágio toda economia mundial.
Outra demonstração aguda da crise são, sem dúvida, o levante dos países centro-africanos e da África ocidental contra o domínio semicolonial francês. Acontecimentos que apontam na perspectiva de uma reversão da política neoliberal que o imperialismo imprimiu no mundo nos últimos cinquenta anos.
…novas tarefas se impõe
O colapso poderá ser o desaguadouro da crise, ademais, impulsionará uma reação de maior envergadura dos trabalhadores e dos povos oprimidos de todo o mundo, talvez sem precedentes.
O movimento operário tende, no próximo período, a superar a etapa atual de congelamento e paralisia, deixando para trás o retrocesso político que caracterizou até aqui o movimento sindical.
Realizar um sério debate é preciso, para esclarecer a vanguarda e armar os setores mais combativos, do ponto de vista político-sindical, tendo consciência dos desafios colossais e da intensidade da luta que se avizinha. E avançando na perspectiva da organização independente dos explorados diante da crise, fortalecendo os sindicatos contra a ofensiva da direita) e, principalmente, fazendo avançar no interior do movimento operário, a luta pela construção do partido operário revolucionário, do qual o PCO é o principal embrião no País.
Para participar, inscreva-se acessando aqui ou entre em contato pelos telefones: (14) 997280289, (61) 982007386, (81) 988754242, (11) 983440068.