Nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal (PF) está realizando buscas em endereços ligados a militares relacionados com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A operação faz parte da investigação sobre a tentativa de venda de joias e demais presentes entregues por delegações estrangeiras.
Os agentes da PF estão cumprindo quatro mandados: dois em Brasília, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Entre os alvos estão Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro; Mauro Cesar Lourena Cid, pai de Mauro Cid; Osmar Crivelatti, braço direito de Cida; e o ex-advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef.
Cabe ressaltar que as buscas estão dentro do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a atuação de milícias digitais.
Os investigados são suspeitos de usar a estrutura do Estado para “desviar bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes do Estado brasileiro, por meio da venda desses itens no exterior”.
Derrotado por uma pequena margem de votos nas eleições presidenciais de 2018, Bolsonaro segue como a principal liderança da direita nacional. Com uma base de milhões de pessoas, Bolsonaro tem apoio em várias camadas da pequena burguesia e no aparato de repressão do Estado.