Em 29 de novembro de 1946 nascia em San Antonio de Los Baños, em Cuba, o músico, compositor, poeta e cantor Silvio Rodríguez Domínguez. Artista de relevo internacional, Silvio Rodriguez, juntamente a Pablo Milanés e Noel Nicola, dentre outros, são expoentes da efervescência cultural na pós-revolução cubana e criadores do movimento conhecido como Nova Trova Cubana.
Silvio em sua monumental obra musical, mais de 500 canções, passeia destes temas folclóricos à crítica política e à denúncia do imperialismo e seus crimes, dos temas universais, lírico-amorosos, aos temas políticos e sociais.
Nascido em família camponesa, estudou piano desde os sete anos, mas substituiu o instrumento pelo violão quando presta serviço militar entre 1964 – 1967, quanto passa a compor de maneira sistemática, participando de festivais organizados pelo exército. Participa do programa de televisão Música y Estrellas, por meio do qual passa a ser mais conhecido do público cubano.
Em 1968 participa do Centro de la Canción Protesta, organizado pela instituição cultural Casa de las Américas. Participa também do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográficas (ICAIC), criado em 1969, participando do Grupo de Experimentación Sonora (GES).
Em 1972 realiza apresentações na então República Democrática Alemã (RDA) e no Chile, no ano seguinte inicia jornada de apresentações internacionais por México, República Dominicana, União Soviética, Angola, Espanha, França, Itália e Estados Unidos.
Silvio esteve como voluntário na guerra de libertação de Angola, lutando junto do MPLA. Também foi eleito deputado em Cuba, sempre preocupado com a condição humana e a defesa do socialismo. Embora sem ter grandes sucessos de massa, Silvio Rodriguez é um dos mais importantes artistas da música cubana. Dirige também um estúdio de gravação, Ojalá, titulo de uma de suas canções mais conhecidas.