Na última quarta-feira (31), o Senado Federal criou o Grupo Parlamentar (GP) de Relacionamento com os BRICS. A decisão, publicada nesta sexta-feira (06), passa a valer imediatamente. A sugestão da criação do GP foi do senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), que irá presidir o colegiado. Sua duração ainda é indeterminada.
Apesar de os objetivos declarados do GP serem o de acompanhar a legislação, as políticas públicas e demais atividades oficiais que se relacionem ou envolvam a participação brasileira nos BRICS, não se sabe o que está por trás da criação do GP.
Afinal, Lula coloca em prática uma política extremamente esquerdista no quesito internacional. O GP pode muito bem ser uma tentativa de frear isso.
Irajá Silvestre Filho é senador pelo estado do Tocantins, filiado ao Progressistas. Antes de se eleger senador, foi deputado federal por duas vezes consecutivas. É formado em administração de empresas e é empresário do ramo de agronegócio. Em outras palavras, vindo dele, a tendência é que a criação do GP não seja algo positivo.