Sem a presença da principal liderança do Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump, Chris Christie, Nikki Haley, Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy, Tim Scott e Mike Pence participaram do segundo debate presidencial das primárias do partido, ocorrida no último dia 27, em Simi Valley, estado da Califórnia. Com mais de 40 pontos percentuais à frente do segundo colocado nas primárias republicanas, o governador da Flórida, Ron DeSantis, Trump optou por fazer um comício em Michigan, onde o democrata Joe Biden esteve recentemente com operários em greve da indústria automobilística.
“Onde está Joe Biden? Ele está completamente ausente em termos de liderança, e você sabe quem mais está ausente? Donald Trump está ausente da ação. Ele deveria estar neste palco esta noite. Ele deve isso a vocês para defender o seu histórico, em que aumentou em US$ 7,8 trilhões à dívida [pública americana] e preparou o terreno para a inflação que temos agora”, disse DeSantis no debate.
Finalmente, a perseguição do imperialismo contra Trump resultou em um aumento em sua popularidade. Por isso, o ex-presidente norte-americano está confiante a ponto de não precisar ir para nenhum debate. Ele sabe que vencerá o pleito interno do GOP.