O novo satélite iraniano Nur 3, lançado com sucesso em órbita, cobrirá as necessidades de inteligência do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC).
O comandante-chefe do IRGC do Irã, major-general Hosein Salami, elogiou esta quarta-feira o sucesso do lançamento do terceiro satélite de fabricação nacional, denominado Nur 3, e revelou a sua missão.
“Utilizamos o conjunto de dados que este satélite recolhe da superfície terrestre para completar os requisitos de informação do IRGC”, afirmou.
O General Salami afirmou que este satélite e o seu lançamento seguem o roteiro de lançamento de satélites do IRGC, com novas conquistas sendo alcançadas em cada fase.
O comandante explicou que este satélite pesa mais sete quilos que o Nur 2 e dispõe de equipamentos de imagem de maior precisão e qualidade e, naturalmente, completa um dos elos da cadeia de satélites do IRGC.
A este respeito, o comandante da Divisão Aeroespacial do IRGC, Brigadeiro-General Amir Ali Hayizade, indicou que o Nur 3 realizará uma missão óptica utilizando uma câmara, bem como trabalhos de recolha de sinais.
O Nur 3 (Light, em espanhol) foi enviado ao espaço nesta quarta-feira por meio do lançador Qased (Mensageiro) de três estágios, também fabricado no Irã. O satélite orbita a uma altitude de 450 quilómetros da Terra e constitui uma nova conquista para a Indústria Espacial do país.
O Qased de três estágios usa uma combinação de combustíveis sólidos e líquidos. O lançador colocou em órbita os satélites militares Nur 1 e Nur 2 em 2020 e 2022, respectivamente. Os dispositivos têm diversas missões militares e civis no país, incluindo operações de reconhecimento e resposta a desastres naturais.
Nas últimas quatro décadas, a República Islâmica obteve avanços notáveis no sector da tecnologia espacial, apesar das sanções unilaterais impostas contra ela pelos Estados Unidos.
Na verdade, o Irã já é uma das 11 nações do mundo capazes de conceber, fabricar e lançar satélites para o espaço, e a única nação na região da Ásia Ocidental que assistiu ao desenvolvimento no domínio do fabrico de lançadores de satélites.
https://www.hispantv.com/noticias/defensa/572518/iran-nur3-satelite-requisitos-inteligencia-cgri