Hoje a Rússia e a China vetaram uma resolução proposta pelos EUA no Conselho de Segurança na ONU em relação ao confronto de “Israel” contra a Palestina. O portal Al Jazeera resumiu os principais pontos dessa resolução.
“Os EUA estão redigindo uma resolução própria para apresentar ao Conselho de Segurança, que provavelmente será apresentada esta semana. Os pontos principais são: A resolução não pede um cessar-fogo completo, mas uma ‘pausa humanitária’ que permita a entrada de ajuda em Gaza. O texto inclui uma defesa do ‘direito inerente de todos os Estados’ à autodefesa, pede o cumprimento do direito internacional e insta o Hamas a libertar todos os seus cativos. O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que o projeto ‘incorpora comentários substanciais’. A Rússia também apresentou uma contra-resolução para votação nesta semana.”
O texto foi considerado como “uma licença para a operação militar por terra em Gaza” pela diplomacia russa. A proposta da Rússia por sua vez já foi vetada pela França, Japão, EUA e Reino Unido. As votações da ONU deixam claro que o imperialismo está com “Israel” e as nações oprimidas estão com a Palestina.
O texto proposto pelos EUA condena apenas o Hamas e não cita os 7mil reféns palestinos sequestrados por “Israel” após o dias 7 de outubro. Também afirma o direito dos Estados de se auto defenderem, ou seja, de “Israel” mas não fala nada do direito à autodeterminação dos povos, ou seja, da Palestina. É uma proposta totalmente pró “Israel”.